Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Brasil: avanços e desafios

Orientador(a): Maria das Graças Conde Caldas

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2014

Nro. chamada: T/UNICAMP - G194s

Criada em 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é resultado do avanço da crescente produção científica brasileira e do reconhecimento do país como um novo player internacional. Embora seja visível o interesse da população pela área, esse interesse nem sempre é acompanhado pela necessária compreensão pública da Ciência. Ao entrar na agenda pública governamental e se tornar um programa oficial de governo, o programa de popularização da ciência permite ampliar e diversificar as atividades de divulgação científica para a sociedade brasileira, inserindo o grande público no debate nacional sobre avanços, benefícios e riscos da CT&I. Esta dissertação recupera a história da evolução da Semana, que passou de 1.848 atividades e 252 municípios em sua edição inicial (2004) para 33.555 atividades e 739 municípios em 2013. Examina as contribuições da SNCT para a popularização do conhecimento científico no Brasil e procura entender seu papel na formação da cultura científica. Trata-se de um Estudo de Caso único (YIN, 1989), de natureza qualitativa, com foco nas atividades da SNCT de 2012 intitulada "Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza". A pesquisa concentrou-se nas atividades da cidade de São Paulo, responsável por 51% da produção científica nacional e detentora das principais universidades públicas do país (estaduais e federais). O corpus compreendeu o período de 8 a 28 de outubro de 2012 (três semanas). Da primeira à terceira semana, foram acompanhadas as atividades divulgadas no site da própria Semana, no MCTI para uma contextualização geral de sua repercussão no país. Durante a realização da Semana, de 15 a 21 de outubro de 2012 -, objeto central deste trabalho, foram observadas algumas das atividades realizadas na cidade de São Paulo em diferentes instituições (escolas, universidades, shoppings, parques públicos, centros e museus de ciência e instituições de pesquisa). A seleção destas atividades obedeceu ao critério da diversidade e relevância. De um total de 28.148 atividades no país, 741 aconteceram no estado de São Paulo e 329 na capital. Os dados coletados indicam reduzido número de atividades no município, face sua importância científica. Revelam, também, concentração das atividades em poucas instituições e com público essencialmente escolar. A pesquisa aponta, ainda, aspectos positivos e negativos da Semana realizada ainda quase que integralmente com recursos públicos. Apesar dos resultados positivos da SNCT, muito ainda precisa ser feito para que a divulgação científica seja de fato incorporada à prática cotidiana das instituições de pesquisa, sejam elas públicas ou privadas, bem como objeto de reflexão permanente no âmbito escolar para a formação de uma cultura científica cidadã, numa perspectiva crítica e analítica. Embora seja perceptível a ampliação de atividades, observam-se, também, problemas estruturais de organização e de articulação entre o Ministério de Ciência e Tecnologia e o da Educação; tímida participação das empresas privadas; precária divulgação da mídia em geral; concentração das atividades nas áreas de Física, Química e Biologia e quase ausência de atividades relacionadas às áreas de Ciências Humanas e Artes.

Palavras-chave: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Divulgação científica. Ciência e tecnologia - Brasil. Ciencia e tecnologia - São Paulo (Estado). Ciencia e tecnologia - Política governamental.