Design de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e as contribuições da Pedagogia dos Multiletramentos, dos estudos Bakhtinianos e de Remidiação

Adolfo Tanzi Neto

Orientador(a): Roxane Helena Rodrigues Rojo

Mestrado em Linguística Aplicada - 2014

Nro. chamada: T/UNICAMP - T159d

Esta dissertação de Mestrado, situada no campo da Linguística Aplicada, teve como objetivo analisar o Design (concepção, idealização e forma) de dois Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), a saber, TeleDuc e EdModo sob a ótica da forma arquitetônica de Bakhtin, das contribuições da Pedagogia dos Multiletramentos, dos módulos didáticos dos AVA, do conceito de Multimodalidade e de Remidiação. Na análise, procuramos entender de que modo se configura o design dos ambientes com suas ferramentas, de que modo o design das ferramentas podem colaborar para o uso de diferentes semioses e como os conceitos de Multimodalidade e de Remidiação contribuíram para essas análises. Embasados na Teoria Bakhtiniana da forma arquitetônica, entendemos que as dimensões dos enunciados praticados nos AVA estão diretamente ligadas ao seu design, ou seja, à sua forma arquitetônica de realização, defendemos como o design de um AVA pode propiciar (novos) Multiletramentos, pode flexibilizar ou não em sua forma de realização gêneros multissemióticos advindos do mundo contemporâneo. Ainda em nossas lentes teóricas observamos como os atos de Remidiação, a representação de um meio pelo outro, do ambiente presencial para o digital ainda influenciam a concepção, idealização e forma dos ambientes de aprendizagem nos meios tecnológicos, ou seja, ainda se baseiam em normas e funcionamentos do currículo presencial de ensino, propondo ambientes virtuais de aprendizagem onde os textos alfabéticos ainda exercem grande parte da interação aluno/informação, deixando, devido ao seu design, pouco espaço para os usos multimodais de comunicação. Observamos que os atos de Remidiação, ao se pensar o design do TelEduc, foram baseados na sala de aula presencial, ou seja, nas relações de tempo e espaço (e poder) da escola 1.0, gerando uma forma arquitetônica de realização de uma escola marcada pelos gêneros e letramentos escolares convencionais de ensino 1.0. Para o EdModo, no seu todo arquitetônico, observarmos que o seu design propicia o uso de diferentes modos de linguagem ¿ textual, gráfica, sonora, com imagens estáticas e dinâmicas, com fácil comunicação/interação com outros meios tecnológicos. Concluímos, que os ambientes virtuais de aprendizagem devam, em seu design, propiciar para que diferentes transformações no modo de interação com a aprendizagem se estabeleça, uma renovação dos sentidos do passado e a criação de sentidos futuros, que se aproximem da realidade vivida pelo cidadão contemporâneo e de seus novos modos de significação.

Palavras-chave: Design. Ambiente virtual de aprendizagem. Desenho arquitetônico. Multimodalidade. Midia educativa.