O setor empresarial e a comunicação envolvendo inovação e propriedade intelectual

Tatiane Furukawa Liberato

Orientador(a): Simone Pallone de Figueiredo

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2014

Nro. chamada: T/UNICAMP - L615s

Os investimentos em pesquisas têm aumentado nos últimos anos, contribuindo com o processo inovador e tecnológico do país. A partir daí, a proteção da inovação por meio da Propriedade Intelectual tornou-se prática estratégica das empresas privadas, bem como das Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) no Brasil. Por não ter em seu escopo de atuação o desenvolvimento de tecnologias para o mercado, as ICTs têm interesse em cativar o setor privado para esta etapa, e contam com o trabalho dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), que atuam como intermediadores no processo de inovação, promovendo a transferência de tecnologia. Assim, esta pesquisa objetivou estudar a comunicação que envolve a inovação e Propriedade Intelectual das ICTs que os NITs direcionam para o seu público principal de interesse: o setor empresarial. Por meio de um questionário aplicado às Empresas de Base Tecnológica (EBTs) do município de São Carlos ¿ região privilegiada pela quantidade de centros de pesquisa e ensino em tecnologia ¿, foi possível obter informações qualiquantitativas sobre quando, onde, como e por quê estas empresas buscam e utilizam esse tipo de informação, avaliando o quanto absorvem da comunicação gerada pelos Núcleos e demais órgãos na divulgação da Propriedade Intelectual. A relevância desta pesquisa engloba uma importante vertente sobre a comunicação no processo de gestão tecnológica envolvendo empresas, frente à disposição dos meios de comunicação na era globalizada e o investimento do país em Ciência, Tecnologia e Sociedade. O estudo também enfatiza a importância de se discutir e implementar instrumentos adequados à comunicação de universidades e institutos de pesquisa para o aperfeiçoamento das ações desses importantes atores do processo de inovação, sugerindo novas demandas que incluem as especificidades dos entes (universidade/empresa) na comunicação, já que as universidades objetivam ampliar o conhecimento por si, e o setor empresarial tem como objetivo o lucro para se sobrepor aos seus concorrentes. O intuito é fazer face às novas demandas no campo da propriedade intelectual e da transferência de tecnologia. Os resultados analisados poderão contribuir para os estudos em percepção pública de ciência e tecnologia, especialmente por parte das empresas, bem como das ICTs, quanto à necessidade de adequar sua política de comunicação no processo de inovação, bem como da comunicação pública da ciência, ajudando a promover sua imagem e cumprir seu papel no desenvolvimento econômico da pesquisa científica e da sociedade brasileira.

Palavras-chave: Patentes. Inovações tecnológicas. Divulgação científica. Transferência de tecnologia.