O Bode expiatório de José Saramago: leitura dos dois ensaios à luz da teoria de René Girard

Melissa Barros de Brito

Orientador(a): Mário Luiz Frungillo

Mestrado em Teoria e História Literária - 2014

Nro. chamada: T/UNICAMP - B777b

O presente trabalho tem como objetivo analisar a construção do bode expiatório de José Saramago à luz das teorias de René Girard. Para analisar a construção de Saramago, foram eleitos dois de seus romances: Ensaio sobre a cegueira (1995) e Ensaio sobre a lucidez (2004), livros que mantêm entre si uma continuação. O foco desta dissertação está voltado para a personagem mulher do médico, que divide o espaço da narrativa com outros que serão de fundamental importância para o desenvolvimento da trama. É essa personagem quem faz o papel de bode expiatório nas tramas de Saramago. A leitura dos romances de Saramago sob esse viés é possível em razão das teorias e estudos elaborados por René Girard, que procura compreender e teorizar o desejo mimético, a violência fundadora e a escolha (construção) do bode expiatório. As teorias defendidas por René Girard acerca da escolha do bode expiatório ¿ desde o seu surgimento até o seu sacrifício para o surgimento de uma nova sociedade ¿ nos ajuda a compreender os movimentos criados por José Saramago no decorrer dos dois romances e a importância que a personagem mulher do médico tem para ajudar a discutir as relações de poder e, principalmente, para revelar a crítica de José Saramago aos estados tidos como democráticos. Neste trabalho me interessa, sobretudo, observar o percurso desta personagem desde o primeiro romance em que aparece como uma espécie de heroína abnegada até o segundo romance, quando se torna vítima do sistema ¿ portanto o bode expiatório ¿, até a sua execução, e quais são as questões que estão envolvidas na construção criada por Saramago para melhor compreender a crítica aos estados democráticos em suas obras.

Palavras-chave: Saramago, José, 1922-2010 - Crítica e interpretação. Girard, René, 1923- - Crítica e interpretação. Bode expiatório. Mulheres na literatura. Ficção portuguesa - História e crítica.