Espaço-temporalidade, ressemiotização e letramentos : um estudo sobre os movimentos de significação no terceiro espaço

Camila Lawson Scheifer

Orientador(a): Marcelo El Khouri Buzato

Doutorado em Linguística Aplicada - 2014

Nro. chamada: T/UNICAMP - Sch25e

Esta tese representa uma tentativa de estabelecer teórica e empiricamente possíveis pressupostos para uma pedagogia de letramentos que assuma o espaço como uma prática social ¿ um terceiro espaço - que abarca dimensões tanto materiais quanto simbólicas. Com base em um projeto pedagógico interdisciplinar desenvolvido em uma classe de alunos de quinto ano, o estudo se propõe a gerar uma racionalidade espacial e um conjunto de ferramentas conceituais e analíticas alternativas que nos permitam pensar letramentos e aprendizagem como produtos e produtores de espaço-temporalidades. Estou particularmente interessada em entender como os alunos produzem significação enquanto cruzam espaços diversos através do engajamento com múltiplos letramentos, textos, discursos, atores, objetos, mídias e modalidades, e como esses processos de significação (re)constrõem conhecimentos, subjetividade e relações de poder em sala de aula. Tendo como referência teóricos que afirmam que o espaço não é meramente o pano de fundo estático onde a ação sócio-histórica se desenrola, mas um construto social que resulta de uma série de colonizações temporárias problemáticas que dividem e conectam as coisas em diferentes tipos de coletivos, estou também interessada no papel material, simbólico e corpóreo dos processos de significação na criação das colonizações temporárias das quais o espaço resulta. Inicialmente, faço uma crítica em relação à noção sociocultural de espaço subjacente aos Novos Estudos de Letramentos. Aponto a necessidade premente que as novas tecnologias nos impõem de abrirmos o contêiner no qual temos depositado nossas compreensões acerca das práticas escolares. Influenciada pela Virada Espacial de Lefebvre e Soja, tomo a relação espaço e tempo, sob óticas distintas e em face de diferentes problemáticas, como base de minhas reflexões teóricas. Proponho a Teoria-Ator-Rede como uma abordagem metodológica para o estudo do espaço e tempo (espaço-temporalidade) e da significação, uma vez que não toma suas dimensões materiais e simbólicas, humanas e não humanas, como descontínuas. Portanto, condizente como a interpretação espacial que estou a propor. No estudo empírico etnográfico, busco rastrear os movimentos de ressemiotização engendrados ao longo do projeto pedagógico, e as espacializações neles implicadas, no intuito de compreender como o espaço vai sendo articulado, negociado e resistido. A análise espacial dos eventos de letramento que compõem o projeto tornou possível a identificação de loci de aprendizagem, poder, criatividade e subjetividade, os quais possivelmente não teriam emergido sob outra perspectiva.

Palavras-chave: Espaço e tempo em linguagem. Semiótica. Letramento. Significação (Filosofia). Hibridismo.