Resumo

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Processos de (inter)compreensão nas afasias: um estudo neurolinguístico na perspectiva bakhtiniana

Renata Viana Ensinas Fugiwara

Orientador(a): Rosana do Carmo Novaes Pinto

Doutorado em Linguística - 2013

Nro. chamada: T/UNICAMP - F954p


Resumo:
Este trabalho visa abordar o tema da (inter) compreensão no campo das afasias, pautado na perspectiva bakhtiniana, que a concebe como compreensão ativo-responsiva, já que, para Bakhtin, compreender é atribuir às palavras do Outro palavras próprias. Trata-se de uma abordagem que questiona, já de inicio, a dicotomia entre produção e compreensão que caracteriza os estudos neuropsicológicos tradicionais e também as noções de decodificação ou de identificação subjacentes aos modelos de processamento de linguagem. Para ampliarmos o olhar para as dificuldades de compreensão nas afasias, incorporamos questões relativas ao funcionamento auditivo, que pode ser considerado uma das facetas do processo de compreensão - a sua interface sensorial. Avaliamos sujeitos fluentes e não-fluentes em tarefas metalinguísticas elaboradas para testar a compreensão, utilizando subtestes das baterias de Boston (Boston Diagnostic Aphasia Examination), de Goodglass & Kaplan (1995) e PALPA (Psycholinguistic Assessments of Language Processing in Aphasia), de Kay, Lesser e Coltheart (1992), visando observar dificuldades dos sujeitos com relação às unidades da língua. Posteriormente, analisamos um conjunto de dados que emergiram em episódios interativos entre sujeitos afásicos e não-afásicos, em sua maioria nas sessões coletivas do Grupo III do CCA (Centro de Convivência de Afásicos) ou em sessões de acompanhamento individual. A reflexão foi respaldada pelos resultados de análises de cunho microgenético, buscando evidenciar não apenas as dificuldades, mas também as possibilidades de (inter) compreensão construídas pelos sujeitos afásicos e pelos não-afásicos nos processos interativos, pelo trabalho que ambos operam sobre os enunciados uns dos outros. Buscamos refletir, por fim, sobre questões éticas que orientam o trabalho clínico com sujeitos afásicos e as pesquisas desenvolvidas na área de Neurolinguística Discursiva, no Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP.

Palavras-chave: Compreensão. Avaliação audiológica nas afasias. Neurolinguística. Fonoaudiologia.

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