Resumo

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Corpo-dança : um olhar discursivo

Alessandra Rodrigues Santos Brandes

Orientador(a): Suzy Maria Lagazzi Rodrigues

Mestrado em Linguística - 2013

Nro. chamada: T/UNICAMP - B733c


Resumo:
Neste trabalho, visamos abordar o corpo tomando-o como materialidade significante e como condição de produção primeira para a dança. Uma das formas mais antigas de expressão humana é sem dúvida a dança. A dança não é somente expressão ou forma de comunicação, mas, também é arte e, sobretudo, uma forma de linguagem na história. Na literatura que trata sobre a dança, encontramos, por exemplo, estudos que abordam a dança relacionada a rituais religiosos e outros aspectos culturais, a uma lógica biomecânica e/ou a técnicas artísticas. O nosso trabalho, também aborda a dança, mais especificamente o corpo que dança pela perspectiva da linguagem. Para tanto, filiamonos ao quadro teórico e metodológico da Análise de Discurso de perspectiva materialista, (doravante AD), datada do século XX com Michel Pêcheux, na França e, posteriormente, difundida no Brasil pela Eni Orlandi. Nessa perspectiva, tomamos a constituição do discurso na relação entre língua/sujeito/história e o sentido como um efeito de um trabalho simbólico também afetado pela história. Consideramos neste trabalho, o corpo-dança como materialidade significante (LAGAZZI, 2007, 2009), que tem uma história que o produz de determinada forma e não de outra, ou seja, aspectos que são historicamente determinados. O corpo é aqui abordado além das características biomecânicas e fisiológicas, como material de linguagem social e simbólico que produz sentidos e é significado no discurso (HASHIGUTI, 2008). Ao olhar para a relação corpo-dança, não nos detemos apenas aos aspectos biofísicos, mas também olhamos para as questões histórico-ideológicas e os diferentes discursos constituídos de sentidos que se movem na história e que atravessam tal materialidade. Portanto, pensamos o corpo-dança em relação às posições históricas constituídas por/em uma memória discursiva, determinadas por condições de produção. Pensar o corpo-dança discursivamente é considerar os processos de significação que constituem o que é dançar, as imagens de dança bem como a dos corpos que dançam. É pensar como os diferentes discursos configuram e interpretam o corpo, ou seja, como esse corpo-dança se significa e quais os sentidos produzidos nele e sobre ele, e, além disso, como a dança se constitui em um "modo de acontecimento do/no corpo".

Palavras-chave: Corpo,Dança, Movimento, Análise do discurso

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