Resumo

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O donjuanismo de Stendhal : a figura de Don Juan na construção do "romantismo" stendhaliano

Isabella Cristina Stangherlin Santucci

Orientador(a): Marcos Antônio Siscar

Mestrado em Teoria e História Literária - 2013

Nro. chamada: T/UNICAMP - Sa59d


Resumo:
Em 1789 um novo século se impôs ao mundo. Das Luzes à Escuridão, o homem francês tornou-se apenas homem. O medo, o silêncio e o tédio invadiam o coração de uma sociedade. O sublime, ou o grotesco, como diria Victor Hugo, inevitavelmente levaria a outra revolução. Na política, nos costumes, nas artes, o novo urgia por eclodir. Nesse cenário, Stendhal, homem, crítico e escritor de seu tempo, quer-se portador de uma reviravolta nunca antes concebida. Quer, assim, olhar para sua nação e refletir através do reino das palavras o que nela encontrava. Quer, da mesma maneira, retratar a alma de seus contemporâneos, ávida de emoções e de algo que há muito a França desconhecia, o amor-paixão. Para tanto, decide exumar como herói o demônio das terras do midi, o transgressor por natureza, o amante indomável, Don Juan. A presente dissertação, diante desse fato, tem por escopo a análise dessa figura que se torna central na produção romanesca do autor ao se transfigurar em miroir de um século e de uma nação pós-revolucionários. E nesse percurso, passando pelos diversos modelos de Don Juan da história literária pelo próprio Stendhal relembrados e criticados, observaremos de que maneira se constituiu seu ideal de Romantismo, o Beau moderne, em meio à incessante busca por um herói verdadeiro.

Palavras-chave: Stendhal, 1783-1842 - Crítica e interpretação. Romantismo. Don Juan (Personagem lendario). Amor. Mulheres.

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