Percepções de alunos e professores de ILE sobre aprendizagem de vocabulário : um Estudo Q

Alessandra Sartori Nogueira

Orientador(a): Linda Gentry El-Dash

Doutorado em Linguística Aplicada - 2013

Nro. chamada: T/UNICAMP - N689p

A finalidade deste estudo é investigar as percepções de alunos e professores de inglês como língua estrangeira (ILE) sobre o processo de aprendizagem de vocabulário. Nosso interesse por vocabulário é direcionado pela importância que vem recebendo nas últimas décadas, depois de um longo período de negligência. Assumindo que a exposição à língua-alvo promove a aprendizagem, buscamos compreender como essa exposição é aproveitada, do ponto de vista dos participantes. Para o estudo de percepções, encontramos na Metodologia Q a ferramenta adequada. Definida como um método para o estudo científico da subjetividade, a metodologia caracteriza-se por um conjunto de procedimentos que revelam os perfis existentes na comunidade investigada, agrupando os participantes de acordo com os pontos de vista que compartilham. Esses procedimentos incluem: (1) levantamento do Universo de Ideias, que são opiniões diversas sobre o assunto de interesse; (2) seleção de assertivas retiradas do Universo de Ideias; (3) apresentação das assertivas aos participantes, para que as distribuam num tabuleiro de acordo com o grau de concordância, distribuição esta chamada Classificação Q; (4) digitação dos dados em um software para análise estatística; (5) análise qualitativa interpretativista dos perfis revelados pela análise estatística. Para este estudo, o Universo de Ideias foi constituído por entrevistas individuais e grupos focais, conduzidos com professores e alunos, do ensino superior e médio públicos. Do Universo de Ideias, foram selecionadas 52 assertivas. A Classificação Q contou com a participação de 30 graduandos de cursos variados de uma universidade pública (todos frequentando algum curso de ILE), 16 alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública e 29 professores de inglês de vários segmentos da educação. Para cada uma dessas três comunidades, foi conduzido um Estudo Q separadamente (Q1-Q3). Revelados os perfis pela análise estatística, fez-se uma análise qualitativa levando em conta as concordâncias e rejeições que delineiam um perfil. Para cada perfil, atribuímos uma expressão que resumisse seus interesses mais proeminentes. Os resultados revelaram os seguintes perfis em cada comunidade: alunos universitários (Q1): Foco no Aproveitamento das Oportunidades, Liberdade na Escolha do que Aprender, Foco na Gramática, Foco na Aprendizagem Diretamente na LE sem Uso da LM, Foco no Apoio da LM; alunos do ensino médio (Q2): Foco na Utilidade, Foco na Orientação da Aprendizagem, Foco na Leitura; professores (Q3): Foco na Gramática, Foco na Produção Livre, Foco na Desvalorização da Gramática, Foco na Diversidade. Entrevistas e questionários follow-up foram conduzidos com um representante de cada perfil, para confirmação da análise interpretativista. Um Estudo de Segunda Ordem (Q4), que reúne os dados dos Estudos Q1-Q3, foi realizado, o que permitiu uma comparação das percepções dos alunos com as dos professores. Os seguintes perfis emergiram no Estudo Q4: Foco na Produção, Foco na Liberdade e Foco na Mediação da LM. Neste trabalho, são consideradas questões históricas e sócio-ideológicas que influenciam as percepções dos sujeitos, e são apresentadas implicações para o ensino de ILE.

Palavras-chave: Dialogismo. Língua inglesa - Estudo e ensino. Metodologia "Q". Língua estrangeira.