Blogs de ciência : comunicação, participação e as rachaduras na Torre de Marfim

Orientador(a): Rafael de Almeida Evangelista

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2013

Nro. chamada: T/UNICAMP - F139b

A ciência, e o modo de produção científica, parecem passar por transformações especialmente a partir do final do século XX. A produção de conhecimento teria incorporado novas demandas vindas do mercado, da política e da sociedade. Com isso, a ciência se vê diante de novos desafios e responsabilidades: além da produção e acumulação de conhecimento, precisa ser socialmente distribuída, transdisciplinar e orientada para a aplicação; deve receber feedbacks, escutar as demandas da sociedade e prestar contas de suas atividades a fim de legitimar-se. Além disso, espera-se que sua produção seja realizada de forma transparente e participativa. Isso significa mudanças também no modo como a ciência é comunicada. Por meio de uma análise dos modelos de comunicação, percebemos a incorporação de objetivos, atores e direcionamentos. De uma comunicação unidirecional, que buscava a educação de uma massa de indivíduos cientificamente iletrada, assistimos à emergência de um discurso que privilegia a participação e o engajamento da população, agora considerada agente com voz e poder de influência. Nesse cenário, os cientistas também ganham novas atribuições e papeis. Mais que se destacar por meio de sua pesquisa, acumulando prestígio e reconhecimento no círculo acadêmico, ele deve divulgar os resultados de seu trabalho, se preocupar com a apropriação dos resultados pelo mercado e participar de campanhas que podem afetar seu campo de atuação. Essas novas habilidades já são percebidas em cientistas no auge da carreira, que transitam com desenvoltura pela mídia e por instâncias de decisão política. Mas pouco se fala sobre os cientistas que estão no começo de suas carreiras, ainda buscando se firmar em sua área. O presente trabalho busca identificar esses novos papeis nesse grupo, observando como as características dessa ciência influenciariam em escolhas e decisões. O local escolhido para observação foi a internet. Ela própria vem passando por transformações amparadas pela mudança de atitude dos usuários, com tendência à maior colaboração e interação – o que se convencionou chamar de web 2.0. As ferramentas da web 2.0 ofereceriam a oportunidade de engajamento e troca que tanto se fala na ciência e comunicação da ciência. O objeto do trabalho são os blogs de ciência, mais especificamente o condomínio ScienceBlogs Brasil. Por meio de uma abordagem de inspiração etnográfica, foi observado como os cientistas/blogueiros que participam da comunidade escolhem seus temas, interagem com a população e acumulam um tipo de capital social que poderia ser convertido em benefícios para sua carreira científica. A intenção é observar em que medida a web – e a participação na web – é um ambiente propício para essa nova atuação, que combina pesquisa e divulgação científica, troca de conhecimento e aumento de reputação, engajamento e construção de um novo self.

Palavras-chave: Divulgação científica. Blogs. Ciências e tecnologia - Participação.