O gênero resumo na universidade : dialogismo e responsividade em resumos de alunos ingressantes

Cristina Fontes de Paula Costa

Orientador(a): Raquel Salek Fiad

Mestrado em Linguística Aplicada - 2013

Nro. chamada: T/UNICAMP - C823g

Neste trabalho, fazemos uma discussão sobre um gênero muito comum na esfera escolar e acadêmica: o resumo. Estabelecendo um diálogo entre a orientação dialógica, de Bakhtin (1990, 1992), e o conceito de práticas de letramento, de Street (2003), o objetivo de nosso trabalho é observar, a partir de resumos produzidos a partir de um artigo de opinião, por alunos ingressantes que participaram de um programa universitário, indícios de práticas de leitura e escrita anteriores à esfera acadêmica, assim como detectar, a partir da materialidade linguística, diálogos com textos, gêneros e práticas. Com um olhar de Sherlock Holmes adotamos, como metodologia, o paradigma indiciário, proposto por Ginzburg (1989), que nos guiou para o particular, para a singularidade de cada texto. Em todas as análises, ressaltamos o caráter dialógico da linguagem; assim, fazemos uma análise do próprio texto base que, pelo fato de ser um artigo de opinião escrito por um cientista, já representa um diálogo entre as esferas jornalística e científica. Nos resumos, detectamos o diálogo principal com três práticas escolares de escrita: o próprio gênero resumo, a dissertação e os gêneros de divulgação científica. Constatamos ser a escrita de um resumo uma atividade complexa que envolve conhecimento e familiaridade com o gênero do texto base, diálogos com o já dito (e com o ainda por dizer), com outras esferas, com práticas de escrita e leitura e com a avaliação a ser feita pelo professor, sempre presente em qualquer prática de escrita na esfera escolar. Levando em conta que qualquer manifestação de singularidade é sempre uma resposta ao contexto social, podemos pensar nos diálogos como uma resposta à instituição escolar e suas práticas. Observamos que o diálogo com as práticas escolares remete ao momento histórico dos alunos, ingressantes na universidade, que não se desvencilham de uma hora para outra de práticas de letramento anteriores. Observamos, também, que a maior parte dos resumos analisados dialoga com práticas autoritárias de leitura e escrita, em que o aluno deve apenas reproduzir, revozear o já-dito. Esse fato diz muito sobre a produção de textos da escola, que pode estar privilegiando a reprodução e não a reflexão.

Palavras-chave: Resumos. Generos discursivos. Dialogismo. Letramento.