Resumo

Versão para impressão
Que diz o desenho? : um estudo de caso sobre a função do desenho na clínica com criança

Camila Ribeiro Lage

Orientador(a): Maria Fausta Cajahyba Pereira de Castro

Mestrado em Linguística - 2013

Nro. chamada: T/UNICAMP - L135q


Resumo:
A partir de um caso clínico, o presente trabalho pretende analisar os efeitos dos desenhos produzidos em sessão, na relação transferencial entre a criança e a analista, na clínica psicanalítica. A criança, em análise, tem um diagnóstico, ainda não fechado, de autismo e com sete anos de idade ainda não estabeleceu o plano do discurso apenas nomeando objetos e pessoas. A criança passa a desenhar em sessão o que introduz o simbólico no atendimento e possibilita que analista e criança compartilhem aquilo que se refere aos desenhos. A criança desenha, escreve e lê seus escritos e a analista fala à criança sobre os desenhos que ela produz. A relação da criança com a linguagem - o fato de ainda não ter estabelecido o plano do discurso e seu recurso ao desenho em sessão - possibilita uma reflexão sobre a estrutura psíquica da criança levando como possibilidade o autismo.




Palavras-chave: Autismo. Aquisição de linguagem. Psicanálise. Desenho.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.