Repassando o passado : produção e divulgação de saberes na Escola de Capoeira Angola Resistência

Danilo de Abreu e Silva

Orientador(a): Cristiane Pereira Dias

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2013

Nro. chamada: T/UNICAMP - Ab86r

A capoeira angola, por meio de sua prática e história de resistência cultural frente às racionalidades hegemônicas, desempenha papéis relevantes para a difusão da cultura afro-brasileira, acompanhado as mudanças históricas, científicas e tecnológicas da sociedade. Assim, sua história e institucionalização nos conduz para uma reflexão em torno das formas e potencialidades da produção e divulgação cultural de seus saberes populares específicos, bem como da própria legitimidade da capoeira angola. Nesse contexto, esta dissertação de mestrado tem como objetivo identificar e analisar quais são os saberes produzidos na Escola de Capoeira Angola Resistência (ECAR); compreender como eles são re-construídos e circulados entre os/as integrantes da Escola; assim como analisar as formas de divulgação interna e externa desses conhecimentos. Procuramos ainda, descrever como a ECAR utiliza os meios tradicionais (oralidade, roda de capoeira, musicalidade) e contemporâneos (internet, fotografias, vídeos) para produzir e divulgar os conhecimentos e as memórias da capoeira angola. Para isso, desenvolvemos teoricamente a discussão sobre a memória e a divulgação do conhecimento popular e científico na atualidade, com vistas à valorização e ampliação da divulgação cultural dos saberes populares. Também discutimos as relações entre a educação formal, informal e não-formal estabelecidas em uma escola baseada nos saberes populares da capoeira angola e na vida cotidiana de seus integrantes. Partindo da metodologia referenciada nos estudos da memória e da história oral, colhemos depoimentos e fotografias dos integrantes da ECAR (Contra-mestre, Professores, Treneis, alunas e alunos) e, somada a uma observação participante (em que o pesquisador também faz parte do grupo pesquisado), construímos uma narrativa por meio do diálogo entre os teóricos acadêmicos e os sujeitos da pesquisa acerca de seus próprios saberes. Dessa forma, a dissertação buscou contribuir com os processos educativos interiores à escola; com o acervo de pesquisas em torno da capoeira angola e dos saberes populares, bem como com o fazer científico pautado em processos solidários e coletivos para re-pensar a educação.

Palavras-chave: Capoeira. Comunicação. Cultura popular. Memória. Educação não-formal.