Resumo

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Ensino infantil da língua inglesa no Brasil : uma análise discursiva da evidência do "quanto mais cedo melhor"

Alan Febraio Parma

Orientador(a): Claudia Regina Castellanos Pfeiffer

Mestrado em Linguística - 2013

Nro. chamada: T/UNICAMP - P24e


Resumo:
Observamos, em nossa sociedade, um crescente aumento pela procura por cursos de língua inglesa para crianças desde a primeira infância, sustentado por um argumento que circula de maneira transparente como uma verdade estabilizada: o do “quanto mais cedo, melhor”. De modo a atravessar esta evidência, ancoramo-nos na Análise de Discurso, bem como, devido às próprias necessidades desta pesquisa, na História das Ideias Linguísticas, para compreender como a língua inglesa, na história da gramatização brasileira da língua portuguesa na relação com as línguas designadas estrangeiras, constitui-se, no imaginário brasileiro, como a língua estrangeira necessária a ser ensinada e cada vez mais cedo, permitindo que surgissem e se estabilizassem tantos cursos infantis de língua inglesa no país. Mostramos em nosso trabalho que o argumento do “quanto mais cedo, melhor” é sustentado por uma rede de significação na qual jogam o discurso científico, o da globalização e o mercadológico, permitindo que o sujeito imerso nesse espaço discursivo do ensino infantil do inglês (pais, alunos, professores, gestores, administradores) trabalhe na evidência de que quanto mais cedo se inicia o ensino do inglês como língua estrangeira – por razões científicas –, mais cedo está-se garantindo o sucesso financeiro e pessoal de um indivíduo na sociedade global, permitindo que ele se destaque dos demais, subjugando os demais. Em nossa pesquisa, além de percorrer os percursos institucionais sobre o ensino da língua inglesa enquanto língua estrangeira no Brasil, procuramos compreender como estes discursos são postos em circulação por três centros de ensino de línguas do país. Desse modo, traçamos algumas das condições de produção que levaram a esta prática, desde o início do ensino de línguas estrangeiras no Brasil-colônia até a legislação atual que normatiza este ensino, além de mostrarmos o processo histórico que colocou a língua inglesa como a língua de poder nas relações mundiais atuais, possibilitando a configuração imaginária do inglês como língua global. Por fim, analisamos o discurso institucional e as campanhas publicitárias de três centros de ensino de línguas na atualidade do Brasil para compreendermos os sentidos de língua inglesa e infância presentes nestes dizeres, além de entender os discursos que os sustentam.





Palavras-chave: Língua inglesa. Educação de crianças. Análise do discurso. Ideias linguisticas - História. Globalização.

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