Resumo

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A torre de capim de Hilda Hilst : o ofício do escritor em"Fluxo", dramaticidade e humorismo mordentes

Sonia Purceno

Orientador(a): Antonio Alcir Bernardez Pécora

Doutorado em Teoria e História Literária - 2013

Nro. chamada: T/UNICAMP - P971t


Resumo:
O objetivo da tese é mostrar o potencial dramático do escritor anti-herói representado na obra de Hilda Hilst (1930-2004), particularmente em "Fluxo" - primeiro texto do primeiro livro em prosa: Fluxo-Floema (1970). O bloco original de prosa degenerada, poética e violentamente humorística, é estruturado de forma não convencional e omite: pontuação esclarecedora, origem das elocuções, localizações espaciais, temporais e marcação de personagens - além de trazer um escritor-narrador-personagem que se confunde com o texto criado por ele. Entre a Introdução e a Conclusão, este trabalho cria um miolo como adaptação teatral em seis atos, somando 35 cenas - nas quais, as falas são distribuídas às personae do artista persona-personae. Afora os recortes e a atribuição das vozes, absolutamente nada é mexido no texto de Hilda: centro da argumentação. Cada cena, após esforço de sistematização sinóptica, é analisada individualmente, evidenciando o processo metaliterário de criação em fluxo e queda textual. As noções hilstianas, de dentro e coexistência, são aproximadas à radicalização das categorias, experiência interior e comunicação, de Georges Bataille - todas minadas pela dramaticidade irônica, dilacerante, que caracteriza a obra da autora: colada ao conceito mordaz de humorismo de Pirandello. Problematiza-se, drasticamente, a leitura da categoria humorismo na linguagem corrente brasileira, ao se mostrar a humorista Hilda Hilst cruzando sua literatura com a ficção aterradora de Samuel Beckett. Desta forma, o escritor persona-personae de "Fluxo" resiste às determinações do destino (encarceramento em si, coexistência e morte), fraturando-se em trindade, quaternidade e multidão; pratica sua dramaticidade como embuste cômico que exibe aos leitores, a partir de sua torre de capim textual, a linguagem poética que recusa o projeto, é sacrifício em ato.

Palavras-chave: Hilst, Hilda, 1930-2004. Fluxo-floema. Escritores. Dramatização. Humorismo.

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