Resumo

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História, política e alegoria na prosa ficcional de Dyonelio Machado

Fernando Simplício dos Santos

Orientador(a): Francisco Foot Hardman

Doutorado em Teoria e História Literária - 2013

Nro. chamada: T/UNICAMP - Sa59h


Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo analisar a maneira pela qual é desenvolvida a relação entre história, política e alegoria na tetralogia romanesca composta por O louco do Cati (1942), Desolação (1944), Passos perdidos (1946) e Nuanças (1981) e, principalmente, na trilogia constituída por Deuses econômicos (1966), Sol subterrâneo (1981) e Prodígios (1980), de Dyonelio Machado (1895-1985). Para a consecução de nossas hipóteses, por meio de uma apreciação que igualmente se vale da alegoria como método analítico, em primeiro lugar, o propósito é avaliar como os romances O louco do Cati, Desolação, Passos perdidos e Nuanças representam uma crítica sutil ou implícita, especialmente, contra a Era Vargas e contra o sistema econômico capitalista; e como essa característica tende a se tornar paulatinamente mais explícita, sobretudo na última narrativa. Em segundo lugar, nossa apreciação está dirigida ao estudo de Deuses econômicos, Sol subterrâneo e Prodígios, a fim de verificar de que modo esses romances ampliam e reforçam o questionamento à violência tirânica e ditatorial, acentuando as origens de suas mais remotas contradições sociais, políticas, econômicas e religiosas. Nesse sentido, num primeiro nível de interpretação dessa trilogia, constatamos uma indagação direta ao despotismo do imperador Nero; e, a partir de outro patamar significativo, averiguamos, em profundidade, que existe ao mesmo tempo um tácito julgamento que não está somente direcionado à Era Vargas, mas também endereçado à ditadura militar e ao imperialismo moderno. Além dessas questões, sublinhamos uma crítica (sempre subjacente aos romances) a respeito de certas questões político-religiosas que vigoravam no Rio Grande do Sul da época em que essas três composições foram publicadas, em especial ressignificando impasses, atinentes aos membros do Integralismo e representantes da Aliança Nacional Libertadora (ANL), bem como entre comunistas e capitalistas, em meio a outras especificidades. Nessas três obras, a alegoria interligada à metodologia apreciativa permite identificar a presença de um texto e de subtextos, à medida que detectamos um diálogo de cunho intertextual. Portanto, trata-se de reconhecer a existência, nas narrativas do autor, de uma passagem entre duas formas distintas de crítica. A primeira poderia ser considerada como "menos complexo"; e a segunda, como "muita mais expressiva". Sobretudo com o exame comparativo entre os romances O louco do Cati, Desolação, Passos perdidos e Nuanças e os livros Deuses econômicos, Sol subterrâneo e Prodígios, ainda procuramos sistematizar uma literatura dyoneliana, não apenas do cárcere, como também de suas "trágicas consequências". Assim, acreditamos que é possível assinalar como está organizada e rearticulada parte da poética de Dyonelio Machado através dos tempos, de modo que seja possível esquematizar, da mesma maneira, o percurso e as transformações pelas quais passaram certas fases de seu pensamento estético e artístico.

Palavras-chave: Machado, Dyonelio, 1895-1985. Literatura brasileira. Alegoria. Autoritarismo na literatura. Ficção brasileira - História e crítica.

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