Produção escrita na escola, novas tecnologias e culturas da juventude : diálogos possíveis

Melina Aparecida Custódio

Orientador(a): Roxane Helena Rodrigues Rojo

Mestrado em Linguística Aplicada - 2013

Nro. chamada: T/UNICAMP - C969p

Este trabalho tem como objetivo analisar os registros gerados pela ferramenta digital Google Docs, conectada à internet, de práticas colaborativas de escrita de grupos de alunos do oitavo ano do segundo ciclo do ensino fundamental. Tais alunos estiveram envolvidos em uma proposta de produção colaborativa digital do gênero tragédia em escola privada da cidade de Campinas, SP. Como se trata de uma pesquisa qualitativa de base interpretativista, situada no campo da Linguística Aplicada, a construção do corpus tem como objetivo geral compreender possíveis relações entre as práticas letradas de jovens no espaço virtual e a influência desse repertório na produção colaborativa de texto escrito e, assim, inferir quais ganhos a exploração dessas relações podem trazer ao ensino-aprendizado da escrita na escola. Os objetivos específicos do trabalho compreendem identificação e interpretação das relações colaborativas nas multicamadas de cada texto estudado; análise de convergências de linguagens na composição do texto – multissemiose; e identificação e análise do repertório de textos que compõem a coleção de objetos culturais dos alunos em questão. Guiado pela perspectiva enunciativa da linguagem de Mikhail M. Bakhtin, este trabalho tem como base teórica concepções de letramento que envolvem sobretudo as práticas significativas de uso de linguagens em contexto de desenvolvimento e expansão de novas tecnologias de informação e comunicação (TICs). Nessa linha, discute também culturas da juventude relacionadas ao espaço virtual e práticas colaborativas no contexto da aprendizagem social e no processo de produsagem. Nesse quadro, a análise dos dados aponta que o contexto digital colaborativo online afeta mais intensamente o gênero do discurso proposto apenas em dois, dos três grupos analisados, nos quais o direcionamento temático é bastante influenciado pelas referências feitas pelos integrantes dos grupos, a partir de links de gêneros diversos como letras de canções, verbetes, imagens estáticas etc. Nesses dois grupos, o uso dos gêneros da coleção cultural desses sujeitos como material para transformação (de acordo com os princípios da produsagem) mostra-se como uma motivação para o engajamento e persistência dos integrantes na produção da atividade proposta. Contudo, um dos grupos não apresenta trabalho colaborativo e poucas referências explícitas a enunciados que formam o repertório cultural de seus integrantes, tornando clara a questão de que o emprego de novas tecnologias não garante a ocorrência de novos letramentos. O presente estudo destaca, sobretudo, que as experiências dos alunos na esfera virtual orbitam em torno de enunciados constituídos por diferentes linguagens para diferentes propósitos. E, dessa forma, assinala a importância da valorização das coleções dos alunos para garantir o aprendizado efetivo na escola sem escamotear as questões sociais e culturais imbricadas nos mais diversos usos da linguagem.

Palavras-chave: Aprendizagem. Letramento. Práticas colaborativas de escrita. Linguagem e cultura. Juventude. Tecnologia da informação e comunicação.