Universidade e universitários indígenas na internet : inclusões e exclusões no âmbito da representação

Marcia Niederauer

Orientador(a): Terezinha de Jesus Machado Maher

Doutorado em Linguística Aplicada - 2013

Nro. chamada: T/UNICAMP - N552u

Resumo: A pesquisa aqui descrita visou investigar a forma como o ingresso e a participação de alunos indígenas no ensino superior é representada pelo site da Universidade de Brasília, confrontando-a com a forma com que sites indígenas os apresentam. Essa investigação partiu do princípio de que são com base no sistema dominante de representação acerca de grupos minoritários que são formuladas políticas públicas voltadas para esses grupos, tais como as de cotas e de reserva de vagas no ensino superior. Outra premissa da qual esta pesquisa partiu é a de que a internet é um dos espaços cruciais dos embates contemporâneos em torno da representação. Para tanto, analiso um corpus formado por textos selecionados no portal UnB e em sites mantidos por universitários ou organizações civis indígenas, valendo-me primordialmente de categorias de análise propostas por Kress e van Leeuwen (2006), van Leeuwen (1997) e Thompson (2002). Por meio do paralelo entre os textos que formam o corpus, esta tese buscou examinar se a forma como a universidade representa esse grupo, cujo protagonismo fora historicamente inviabilizado na esfera de atividades acadêmicas, contribui para os esforços que povos indígenas e universidade têm empreendido, visando democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil e promover a pluralidade no espaço acadêmico.

Palavras-chave: Estudantes indigenas. Ensino superior. Internet. Representação (Linguística).