A carta na escola no ensino médio : processo possível na divulgação cultural?

Stella de Mello Silva

Orientador(a): Maria das Graças Conde Caldas

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2013

Nro. chamada: T/UNICAMP - Si38c

Esta pesquisa, de natureza qualitativa, está centrada na reflexão entre Educação, Comunicação e Cultura, tendo como referencial teórico os Estudos Sociais e Culturais. Objetivou compreender o olhar cultural do professor de Ensino Médio, a partir do uso da mídia na escola e, para isto, foi investigada a revista Carta na Escola - suplemento especializado em Ensino Médio - da revista semanal de informação, Carta Capital. Verificou de que forma os conteúdos jornalísticos sobre acontecimentos da atualidade foram utilizados pelos professores, como complemento paradidático, em diferentes disciplinas - considerando as propostas dos PCNEM para cada uma delas. Examinou, ainda, a recepção e a compreensão de Carta na Escola entre os alunos. O corpus da pesquisa foi constituído por cinco edições da revista, no período de agosto a dezembro de 2011, para melhor entendimento de sua proposta pedagógica. Em seguida, ancorada nos estudos das Teorias de Recepção, a pesquisa usou o método de Grupo Focal - para aprofundamento da análise - com sete professores e oito alunos do 2º ano do Ensino Médio, o que permitiu compreender, numa perspectiva dialógica, como se opera, na sala de aula, o debate cultural e formador da visão de mundo dos alunos. Foram gravadas, em vídeo, todas as aulas com o uso das reportagens de Carta na Escola, bem como aplicados questionários aos professores e alunos para verificar os resultados do uso dessa mídia em sala de aula. Finalmente, por meio do cruzamento dos dados coletados (documentos, entrevistas, observação direta), foi realizada a análise final dos resultados, sob uma perspectiva foucaultiana (1979), tomando por justificativa sua concentração menos ligada a detalhes dos textos e, sim, focada em um olhar historicamente discursivo dos atores sociais subjacentes aos textos e aos contextos. A pesquisa apontou para uma mídia que procura adequar suas propostas didáticas às competências e habilidades descritas nos PCNEM; entretanto, não "ouve" o professor-leitor de maneira sistemática, mas sim, esporádica e genérica. Quanto à seleção de temas, os critérios para sua escolha e diversidade são oscilantes, havendo priorização de assuntos relacionados às Ciências Humanas e suas Tecnologias em detrimento das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Os professores e alunos entenderam que o conteúdo programático da escola associado ao uso desta mídia, em específico, facilita o "querer-aprender" à medida que a notícia os coloca - docente e discente - frente a um sentido de pertencimento social, de lógica, de utilidade à vida que segue além das carteiras da escola.

Palavras-chave: Carta na Escola (Revista). Escola. Comunicação de massa - Educação. Comunicação. Difusão cultural.