Materiais didáticos multimídia no estudo de Língua Portuguesa : deslocamento nas relações entre as posições-sujeito professor e aluno

Cristiane Maria Megid

Orientador(a): Carmen Zink Bolognini

Doutorado em Linguística Aplicada - 2013

Nro. chamada: T/UNICAMP - M473m

O presente texto apresenta os resultados dos estudos de práticas educacionais com materiais didáticos multimídia e digitais que têm sido propostos recentemente para o estudo de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Para isso, foram selecionados dois tipos de materiais. O primeiro é composto por análises de cenas de filmes desenvolvidas pelo grupo de pesquisa "Relações Institucionalmente Determinadas: História e Ideologia", coordenado pela Profa. Dra. Carmen Zink Bolognini (IEL/Unicamp). Tais análises têm sido trabalhadas anualmente, desde 2007, em oficinas com os alunos que participam do programa "Ciência & Arte nas Férias", desenvolvido anualmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp. Dessa prática, analisamos as avaliações dos alunos sobre a oficina apresentadas à coordenação do programa. O segundo conjunto de atividades foi desenvolvido pelo Projeto Conexão Linguagem, integrante do Projeto Condigitais (MEC/MCT/FNDE/UNICAMP), que produziu material multimídia para o ensino de Língua Portuguesa (entre outras disciplinas) no Ensino Médio. Os conteúdos produzidos são compostos por vídeos, programas de rádio, atividades de aprofundamento e jogos digitais que estão disponíveis no site do Ministério da Educação. O material Conexão Linguagem foi trabalhado em aulas com 30 alunos do Ensino Médio de escolas estaduais de Campinas reunidos em um projeto realizado na Unicamp. A análise das atividades foi feita a partir de respostas dos alunos às atividades que compõem o material, pelas suas avaliações das práticas educacionais e pelos registros da professora em diário de campo. Todas as análises foram feitas com base nos fundamentos teóricos da Análise de Discurso de perspectiva materialista. Elas indicam que os materiais trabalhados instauram outras práticas educacionais, diferentes daquelas desenvolvidas com materiais que circulam em meios impressos, promovendo o deslocamento das posições-sujeito professor e aluno. Esse deslocamento promove e é promovido pela possibilidade de acesso a textos e ambientes diferentes daqueles que se apresentam impressos, agregando o envolvimento dos alunos nas atividades e a ampliação das possibilidades das práticas educacionais.

Palavras-chave: Análise do discurso. Tecnologia educacional. Educação. Língua portuguesa - Estudo e ensino.