Interações interculturais em fórum digital : explorando os dilemas de uma professora pesquisadora no ensino de língua espanhola

Débora Camacho Araújo Siqueira

Orientador(a): Denise Bertoli Braga

Doutorado em Linguística Aplicada - 2013

Nro. chamada: T/UNICAMP - Si75i

A presente tese buscou contribuir para as reflexões sobre o uso do fórum digital para interações interculturais no ensino de línguas. A dimensão cultural no ensino de LE tem sido foco de debate teórico nos últimos anos. Influentes publicações têm enfatizado a importância de aprofundar a compreensão dos aspectos culturais da língua-alvo. Nesse sentido, as tecnologias digitais favorecem e potencialmente ampliam as trocas interculturais. Considerando esse contexto, o presente estudo, sob uma perspectiva comunicativa de ensino, objetivou analisar a experiência intercultural entre alunos universitários brasileiros, aprendizes da língua espanhola, e falantes nativos da Argentina através do fórum digital, buscando compreender seus impactos, assim como a dinâmica e a natureza das interações on-line. As perguntas que nortearam esta investigação estão organizadas em dois eixos teóricos: as três primeiras priorizam as questões culturais na prática do ensino de LE e as duas últimas enfocam a dinâmica das interações em fóruns digitais. Embora vários autores sustentem que as interações on-line com falantes nativos provêem um contexto rico para a compreensão da cultura-alvo, a análise dos dados revelou que essa compreensão não foi um produto obtido automaticamente na interação com os interlocutores argentinos. De fato, a superficialidade dos aspectos culturais observados neste estudo mostrou que colocar interlocutores em contato nos canais digitais não é uma condição suficiente para atingir esse objetivo. Primeiramente, deve haver uma necessidade comunicativa comum entre os participantes que os motive e os envolva no diálogo. Existe, ainda, a dificuldade de alcançar os aspectos culturais que envolvam valores e crenças, que estão incorporados no comportamento dos membros da cultura-alvo. Nesse aspecto, observou-se, também, a necessidade de um professor-mediador e sua importância para conduzir ou, mesmo, direcionar as discussões.

Palavras-chave: Comunicação intercultural. Grupo de discussão pela internet. Língua estrangeira. Cultura.