Resumo

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Práticas de letramentos em jogo de construção colaborativa : MUD Valinor

Dáfnie Paulino da. 1984- Silva

Orientador(a): Marcelo El Khouri Buzato

Mestrado em Linguística Aplicada - 2012

Nro. chamada: T/UNICAMP - Si38p


Resumo:
A dissertação examina práticas de letramento no jogo de construção colaborativa MUD Valinor, um projeto de fãs da obra de J. R. R. Tolkien. O presente trabalho aplica a metodologia do estudo de caso e utiliza como fonte de dados um corpus coletado no servidor do jogo, além de textos e depoimentos acumulados na comunidade. O objetivo foi desmembrado em três perguntas de pesquisa que se completam: (1) Como funciona a dinâmica social no espaço de afinidade que se apóia no MUD Valinor? (2) Quais as principais características de letramentos de fãs em tal espaço? E (3) Quais são os gêneros discursivos mais centrais para a prática desses letramentos e quais suas características específicas? Na primeira questão, verifica-se que o percurso dos sujeitos para integrar a comunidade passa por dois planos articulados, evoluir na narrativa e como jogador, e depois em paralelo como produsuário. O sujeito transita socialmente e entre funções conforme transita entre letramentos, portanto, há ocorrência de papéis fluídos em decorrência do domínio de letramento. Na segunda questão, estudam-se os letramentos de fãs; temos a perspectiva de letramentos como maneiras socialmente reconhecidas de gerar, comunicar e negociar conteúdo significativo por meio de textos codificados em contextos de participação no discurso; e que os objetos (como o MUD) são parte constitutiva dos letramentos, assim como os sujeitos, estratégias e práticas envolvidas. A partir desse aporte teórico, foram estabelecidas categorias descritivas para as atividades típicas de usuários; nota-se que letramentos de fãs e jogo agregam letramentos externos a pratica do produsuário mudiano. Na terceira questão de pesquisa, identificam-se quais os gêneros discursivos / textuais centrais às práticas já mencionadas. A partir da teoria bakhtiniana, são estabelecidos gêneros de MUD, é avaliado como esses gêneros se constituem e processam suas funções vinculadas às práticas do jogo. Utiliza-se a teoria para examinar a situação de produção dos enunciados, e compreender como este fator é intrínseco ao seu conteúdo, construção composicional e estilo. Busca-se análise dos gêneros textuais centrais a pratica dos letramentos de MUD, examinando-os para, ao final refletir, acerca das subversões e renovações que acontecem quando os sujeitos (jogadores) têm liberdade para se apropriar deles. Por fim, a presente dissertação gostaria de propor uma discussão sobre as implicações dessas práticas letradas para o estudo de novos letramentos, além de possíveis implicações e aplicabilidade de sistemas colaborativos com fins educacionais.

Palavras-chave: Tolkien, J. R. R., (John Ronald Reuel), 1892-1973. Letramento. Práticas colaborativas de escrita. Gêneros textuais. Jogos.

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