Noções estóicas de harmonia no De vita beata de Sêneca

Orientador(a): Isabella Tardin Cardoso

Doutorado em Linguística - 2013

Nro. chamada: T/UNICAMP - D625n

O presente estudo dá continuidade a pesquisa anterior acerca da noção estóica de “harmonia” ou “acordo” na prosa do filósofo romano Lúcio Aneu Sêneca (4 a.C. – 65 d.C.). Conforme verificado em estudo de Mestrado, a referida noção –, central à escola estóica –, encontra-se expressa por Sêneca de diversos modos, e, além disso, tem suas diversas particularidades apresentadas e desenvolvidas em diferentes “faces” pelo filósofo. No presente estágio da pesquisa, concentramos nossa investigação na obra De vita beata (“Sobre a vida feliz”), e procuramos analisar a presença e função que diferentes noções de “harmonia” e “acordo” têm no texto. Para isso, apresentamos uma tradução completa da obra, acompanhada de notas explicativas e de estudo acerca da tradição manuscrita do texto. No que concerne à noção em apreço, propomo-nos a conduzir investigação extensiva sobre as noções de “harmonia” na escola estóica, bem como dos fundamentos teóricos que as suportam, e apresentamos os resultados em forma de uma sistematização geral desse conceito. Após tais considerações, realizamos análise detalhada de dois trechos do De vita beata, nos quais a presença de referências à “harmonia” estóica se mostra de modo mais evidente. A análise revelou que, ao menos nessas passagens, é observável um discurso densamente filosófico, aparente apenas após atenção a certos elementos estilísticos nela empregados, bem como ao reconhecimento das alusões e referências que Sêneca faz a particularidades da noção estóica de “harmonia”. De modo geral – seja durante a tradução, a investigação teórica, ou a análise de passagens da obra –, ao longo de toda a pesquisa, procuramos atentar ao vínculo entre filosofia e retórica verificável em Sêneca.

Palavras-chave: Sêneca, ca.4a.C.-ca..65d.C. De vita beata. Estóicos. Filologia. Epistemologia. Harmonia (Estetica).