O prompting e suas funções linguístico-interacionais nas afasias

Júlia da Silva Marinho

Orientador(a): Edwiges Maria Morato

Doutorado em Linguística - 2012

Nro. chamada: T/UNICAMP - M338p

Nosso propósito de empreender um estudo lingüístico-interacional do prompting, bem como seus ganhos explicativos para o contexto das afasias, surgiu da imprecisão conceitual atualmente dispensada ao fenômeno. Grosso modo, o prompting é entendido como uma pista articulatória isto é, a execução, pelo interlocutor, do primeiro gesto ou das primeiras seqüências de gestos que compõem as primeiras sílabas da palavra requerida. Não obstante a pouca clareza sobre os aspectos envolvidos em seu funcionamento, tem sido mencionado na literatura clínica quando da referência às estratégias terapêuticas utilizadas na recuperação da linguagem por afásicos. Via de regra, nesses estudos, o terapeuta fornece ou estimula o prompting oral ou escrito ao paciente. Com isso, perdem-se de vista vários aspectos constitutivos do fenômeno. A presente pesquisa tem como objetivo qualificar e caracterizar a emergência do prompting na linguagem de afásicos em meio às atividades interativas desenvolvidas no Programa de Linguagem do Centro de Convivência de Afásicos (CCA), localizado no Instituto de Estudos da Linguagem/Universidade Estadual de Campinas (IEL/UNICAMP). Ao tomá-lo como fenômeno a ser analisado, pretendemos definir melhor os contornos conceituais e explicativos do prompting, em suas diversas configurações e modalidades, descrevendo as condições e o contexto lingüístico-interacional propício a sua ocorrência, bem como a sua relação com as características de linguagem dos sujeitos afásicos. Além disso, objetivamos a caracterizar o que motiva os afásicos a selecionarem, na resposta ao prompting, por uma produção oral, escrita ou gestual. O empreendimento analítico das implicações do prompting permite-nos uma melhor compreensão do que ocorre mais especificamente no contexto das afasias, a fim de que possamos estabelecer as relações necessárias acerca do fenômeno e possamos, com isso, agregar novos conhecimentos para a área dos estudos interacionais e conversacionais no campo da Lingüística, além de contribuir para as investigações clínicas que objetivam a auxiliar os afásicos em suas dificuldades de comunicação e significação.

Palavras-chave: Afasia. Neurolinguística. Interação verbal. Prompting (Fonoaudiologia).