Resumo

Versão para impressão
De romance imoral a obra-prima: trajetórias de Madame Bovary = From an immoral novel to a masterpiece: Madame Bovary trajectories

Andréa Correa Paraiso Muller

Orientador(a): Márcia Azevedo de Abreu

Doutorado em Teoria e História Literária - 2012

Nro. chamada: T/UNICAMP - M912d


Resumo:
Este trabalho busca estudar a recepção de Madame Bovary (1857), de Gustave Flaubert, no âmbito do processo de consolidação do gênero romanesco, focalizando as mudanças pelas quais passaram os critérios de avaliação crítica de romances ao longo do século XIX, tanto na França quanto no Brasil. Por meio de pesquisa em anúncios de livrarias e em artigos publicados em periódicos oitocentistas, reunimos dados sobre a circulação e a leitura crítica desse romance no Brasil, nos primeiros anos após seu lançamento na França (1857) e após o surgimento da tradução portuguesa (1881) até a virada do século. Investigamos também a recepção da obra na França no mesmo período, recepção essa a que certamente tiveram acesso muitos homens de letras brasileiros, considerados o interesse local que havia na época pela cultura francesa e a presença de periódicos franceses em nosso país. Os resultados obtidos foram analisados à luz de processos relevantes na trajetória do gênero romanesco no século XIX, tais como as transformações do público leitor e dos parâmetros de apreciação da prosa romanesca e a circulação internacional dos impressos.



Palavras-chave: Flaubert, Gustave, 1821-1880 - Crítica e interpretação. Ficção - Séc. XIX - História e crítica. Leitura. Leitores - Reação critica. Ficção francesa - Séc. XIX. Periodicos - Circulação.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.