Olhar, verbo expressionista: o expressionismo alemão no romance Amar, verbo intransitivo, de Mário de Andrade

Benilton Lobato Cruz

Orientador(a): Maria Eugênia da Gama A. B. Dias

Doutorado em Teoria e História Literária - 2012

Nro. chamada: T/UNICAMP - C889o

O presente trabalho investiga a recepção do Expressionismo alemão em Amar, verbo intransitivo como romance de dissimetria. O dissimétrico reside na teomorfização das formas plásticas da teoria estética de Worringer, contrastando com as formas menores sublimadas por Mário de Andrade. A tese prova a escolha pelo diminuto devido o “sublime pequenino” ser da tradição barroca brasileira. A metodologia utilizada tratou de verificar analogias entre artes plásticas e o texto literário. Essa escolha se justifica pelo romance estar integrado a um projeto estético-gramatical. A pesquisa identifica idéias de diminuição reverberando na descrição de Elza, especificamente, naquilo que vamos chamar de “metamorfose do diminuto”. O estudo evidencia um Mário de Andrade teórico dentro da obra de ficção marcada pela incidência do olhar limitado por estereótipos da época. A leitura encontra um aproveitamento informal da empatia orringeriana como identificação cultural entre o deformismo da vanguarda alemã e o Barroco. A análise mais detalhada constata a admiração de Mário de Andrade por mestres, “deformadores da natureza”, nas artes plásticas e na música. A presença dos expressionistas reforça o tema da fraternidade entre os imigrantes Elza e Tanaka no paralelo com a poesia de Franz Werfel. A abordagem sobre a protagonista enxerga uma leitora de grandes epistolografistas da literatura universal. O ponto forte do Expressionismo, a Representação Schrei de Elza, aparece como figuração rebaixada diante da riqueza de nossa fala, literatura e natureza. Existe uma Elza “modernista” como personagem gramatical. A pesquisa comprova a flexibilidade das novas formas estéticas influenciando o texto modernista e reconstitui um cânone artístico contrário ao de Monteiro Lobato, do famoso artigo de 1917. A investigação aponta um idioma elástico, agigantado pela força da “obra-ação”, dilatando o texto, sob o influxo de uma operação similar da “teomorfização” de procedência expressionista. O trabalho identifica indícios da influência sterne-machadiana na performance do narrador multicrítico, opinativo e “esparramado”. A tese defende o recurso ordenador de natureza verbal preponderando sobre o comportamento prospectivo da visualidade modernista.

Palavras-chave: Andrade, Mário de, 1893-1945. Modernismo. Expressionismo. Ficção brasileira.