Resumo

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Sociossemiótica da produção audiovisual: uma proposta metodológica para análise multimodal da comunicação em vídeo

Rodrigo Esteves de Lima-Lopes

Orientador(a): Denise Bertoli Braga

Doutorado em Linguística Aplicada - 2012

Nro. chamada: T/UNICAMP - L628s


Resumo:
Nesta tese tenho por objetivo propor uma metodologia de análise para comunicação multimodal em produções audiovisuais. Sua base teórica está na análise multimodal (KRESS, 1993; KRESS & VAN LEEUWEN, 1996; 2001; 2002; KRESS, 2003; 2005; 2006; 2010; LEMKE, 1998; 2002; 2004; 2006a; b; c) e parte do pressuposto que qualquer ato comunicacional ocorre graças a uma série de convenções de constituição atreladas à situação de comunicação. Essas convenções constituem os diversos modos de linguagem, os quais em interação permitem que os participantes de uma interação construam seu significado. Por conseguinte, acredito que todos os modos de linguagem
presentes corpus analisados nesta tese — o que incluiria, por exemplo, a linguagem visual, gestual ou qualquer outro modo de linguagem — tem seus significados expressos por meio de escolhas interrelacionadas e de importância equivalente. O corpus desta pesquisa é composto por 12 vídeos da campanha "Get a Mac"(compre um Mac), exibida na televisão dos EUA e disponibilizada em sítios de internet.
Como veremos, essa campanha teve desdobramentos no Reino Unido e no Japão, locais onde foram produzidos alguns vídeos publicitários inéditos e com características próprias. Início essa tese com um reflexão sobre os conceitos epistêmico-teóricos que dão origem à abordagem multimodal, para, posteriormente, discuti-la de forma crítica. Aqui pretendo
estabelecer alguns pressupostos que estão na base de interpretação da discussão multimodal, e que serão constantemente retomados no processo de discussão teórica análise e discussão dos dados. Segue-se então uma discussão sobre aplicação da Metafunção Organizacional (ou Textual) em peças audiovisuais, de forma a complementar a literatura já existente com discussões a respeito de como elementos próprios da linguagem vídeo-fílmica, além de modos de linguagem corporificados, como gestos e
olhares, também poderiam ser considerados nessa equação. Passo então para uma discussão metodológica que busca não apenas procuro apresentar o corpus de estudo
deste trabalho, discutir quais foram os critérios de coleta, análise e transcrição de dados, além de trazer algumas considerações importantes sobre a linguagem vídeo-fílmica, mas também propor um modelo de análise para esses textos, objeto de estudo desta tese. Parto do princípio de instanciação como elemento norteador do trabalho do analista, procurando fazer um levantamento sistemático das escolhas em cada um dos modos de
linguagem e discutindo como cada um deles contribui para o amálgama de signos que é o significado. Observa-se que a instanciação do significado faz com que as diferentes escolhas sejam condicionadas de forma a oferecer a constituição de diferentes facetas do significado. Entendo que esse modelo pode oferecer aos futuros pesquisadores parâmetros para nortear análises e reflexões sobre a escolha ou construção de parâmetros mais precisos. Passo então a aplicar esse modelo no corpus de pesquisa.
Exploro como o conceito de constituição pode ser utilizado na análise de textos multimodais, desenvolvendo uma reflexão sobre a forma como os diferentes constituintes dos diversos modos de linguagem podem ser analisados em conjunto nos vídeos publicitários que compõem o corpus desta pesquisa. Na segunda utilizo os resultados desta parte inicial de forma a ampliar a discussão tendo em vista quatro perspectivas, o nível do conteúdo e o discurso, o design como encontro entre o conteúdo e a expressão, a produção e suas escolhas nos diferentes contextos de produção e a expressão nos processos de distribuição. Por fim, estabeleço uma reflexão ligada à construção do processo de coesão e fluxo de informações em textos vídeo-fílmicos, meu objetivo é entender como se constrói um sistema de referências internas que permita conectar
aquilo que já foi exibido com aquilo que está aparecendo naquele exato momento na tela.



Palavras-chave: Multimodalidade. Comunicação audiovisual. Pesquisa qualitativa. Semiótica. Gramática sistêmica.

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