Resumo: Resumo: O presente trabalho analisa, na perspectiva da Análise de Discurso materialista francesa, o discurso governamental sobre as tecnologias de informação e de comunicação - TICs - na educação pública, tendo como material os documentos do Programa Nacional de Informática na Educação - ProInfo (1997 e 2007) e os discursos de representantes do governo no lançamento do Programa Telecomunidade: mais comunicação para todos (2001) na região norte do Estado de Mato Grosso. Buscamos compreender, com a abrangência de uma década (1997-2010), que sentidos foram se construindo para a educação no discurso governamental da implementação das TICs. Ressaltamos, no funcionamento discursivo em análise, a constante referência à tecnologia como um argumento para a melhoria educacional, e o estabelecimento da escola privada como parâmetro de qualidade para a escola pública. Julgamos importante mostrar que o discurso governamental sobre as TICs tem como pré-construído o discurso (neo)liberal, que naturaliza os sentidos de competitividade, desenvolvimento econômico e social, mercado de trabalho, concorrência, autonomia.
Palavras-chave: Educação pública, Tecnologia da informação e comunicação, Análise do discurso, Políticas públicas, Neoliberalismo.