Resumo

Versão para impressão
Sujeito, escola e tecnologia: uma abordagem neurolinguística

Ana Laura Gonçalves Nakazoni

Orientador(a): Maria Irma Hadler Coudry

Co-orientador(a): Fernanda Maria Pereira Freire.

Mestrado em Linguística - 2012

Nro. chamada: T/UNICAMP - N145s


Resumo:
Resumo: O uso da tecnologia na educação tem sido cada vez mais debatido no meio acadêmico e na mídia. Esse debate gera opiniões divergentes sobre a validade ou não do uso da tecnologia na educação. O presente trabalho defende um uso específico de tecnologia na educação, pautado em pressupostos assumidos pela Neurolinguística Discursiva (Coudry, 1986/88), em que se privilegia um uso discursivo (Freire, 2011b) dessa ferramenta na relação entre o sujeito/aluno e o sujeito/professor. O objetivo deste trabalho é estudar como se dá a atenção, sem a qual não há aprendizagem (Luria 1979b, Vygotsky, 2004), em sala de aula estabelecendo uma relação entre a tecnologia usada na prática em sala de aula e se/como os alunos aprendem com o auxílio dessa ferramenta. Para cumprir esse objetivo serão analisados dados produzidos em sala de aula (durante aulas de língua inglesa no Ensino Médio), selecionados a partir de uma metodologia de procedimentos heurísticos (Coudry e Freire, 2007). A partir das reflexões presentes neste trabalho, é possível reavaliar o papel do sujeito/aluno e do sujeito/professor em um dado meio social (Vygotsky, 2004), bem como formar um contradiscurso (Coudry, 2010a) que vai de encontro a um uso da tecnologia na educação que não considera a importância central dos sujeitos e suas relações entre si e com o meio.

Palavras-chave: Sujeito (Educação), Atenção, Tecnologia educacional, Escola, Neurolinguística. discursiva

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.