Resumo

Versão para impressão
Redes virtuais de relacionamento : dispositivos de subjetivação, individuação e controle

Ana Claudia Cunha Salum

Orientador(a): Maria José Rodrigues Faria Coracini

Doutorado em Linguística Aplicada - 2012

Nro. chamada: T/UNICAMP - Sa38r


Resumo:
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a relação entre as chamadas novas tecnologias e a constituição subjetiva de professores de inglês na contemporaneidade, de modo a entendermos a maneira como esses professores se constituem como sujeitos (pós-) modernos, por meio de relações mediadas pela e na máquina. A hipótese assumida é a de que as redes virtuais constituem instrumentos de controle, dispositivos de individuação, que remetem os professores participantes a assumirem determinadas posições sujeito no ambiente virtual e no discurso didático-pedagógico. Como pressuposto teórico, filiamo-nos a uma perspectiva discursivo-desconstrutivista, a qual postula a possibilidade de imbricamento de teorias do discurso, da psicanálise freudiana e da desconstrução derridiana e foucaultiana, tratando de conceitos como sujeito, identidade, discurso e modos de subjetivação. Tal perspectiva se associa, em linhas gerais, à ideia de um sujeito dotado de formas de subjetividade que são sempre múltiplas, heterogêneas, dispersas e fluidas, um processo sócio e historicamente determinado. A pesquisa se estabeleceu, metodologicamente, por meio da coleta de recortes discursivos que compunham os fóruns de discussão de comunidades de professores de inglês, de dois sites de relacionamento virtual, a saber, o Orkut e o British Council. A análise dos excertos levou em consideração o sujeito e o sentido em constante produção e deslocamento, e, portanto, os processos de construção de sentido foram considerados a partir das relações entre o linguístico, o social e o histórico. Notou-se uma tendência forte de os professores participantes dessas redes virtuais, ao estabelecerem parâmetros de condutas e determinados modos de ser, tentarem recuperar uma identidade imaginariamente estável e sólida, pautada no cartesianismo, que lhes possibilitaria posicionarem-se como professores de inglês numa era contemporânea, sob uma lógica determinante do espetáculo, impossibilitando, dessa forma, modos outros de (se) conhecer, de pensar e de (se) relacionar com o outro e consigo mesmo.

Palavras-chave: Tecnologia da informação e comunicação, Subjetividade, Professores de ingles, Professores de ingles, Controle.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.