Produção de material didático como espaço de formação continuada e valorização dos professes : análise do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná ¿ 2007/2008 = Textbooks production

Claudiomiro Vieira-Silva

Orientador(a): Roxane Helena Rodrigues Rojo

Doutorado em Linguística Aplicada - 2012

Nro. chamada: T/UNICAMP - V673p

A presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre as contribuições da produção de material didático (MD) para a formação continuada e a valorização dos professores de Língua Portuguesa, uma das ações do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Nossas reflexões partiram da ideia de que a formação continuada dos professores seria mais significativa se houvesse a possibilidade de colocá-los como agentes - por meio do estudo, pesquisa e produção de MD - de sua própria formação. Os professores estariam, neste caso, não só recepcionando conhecimentos produzidos por instâncias acadêmicas e governamentais, mas também produzindo conhecimentos à medida que relacionassem seus saberes da experiência com os saberes teóricos sobre ensino e aprendizagem e os saberes específicos de sua disciplina, além de estarem exercitando aspectos didáticos para a implementação das teorias na prática escolar (ROJO, 2001a). A partir de tal problematização, procuramos discutir os conceitos de transposição didática, didatização e modelização didática para entendermos como o professor, ao produzir MD, poderia (re)organizar e (re)significar seus saberes: os para ensinar e os a ensinar (HOFSTETTER e SCHNEUWLY, 2009) e, assim, fortalecer, discursivamente, seus instrumentos de trabalho. Com base nessa fundamentação e situados na perspectiva transdisciplinar da Linguística Aplicada, também lançamos mão dos conceitos bakhtinianos de "apreciação valorativa", "vozes", "ideologia", "gênero" para analisarmos, discursivamente, nosso corpus de pesquisa, a fim de conhecermos a contribuição da atividade de produção de material didático para a formação e valorização dos professores-produtores. O corpus analisado, gerado na abordagem qualitivo-interpretativista, é composto pelo discurso (entrevistas, relatos de experiência e material didático) de seis professores que moram e atuam profissionalmente em diferentes regiões do Estado e que participaram, cada um em sua região, dos cursos oferecidos por seis diferentes Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) no âmbito do PDE 2007/2008. Por um lado, as análises nos permitiram compreender que o material produzido está repleto de intercalações de vozes: das teorias estudadas nos cursos oferecidos e das orientações recebidas dos professores das IPES, dos documentos parametrizadores do estado para o ensino de Língua Portuguesa e para o curso PDE e, principalmente, da experiência profissional dos professores. Por outro, as variações na escolha e na organização dos temas/conteúdos presentes nos MD parecem indicar que, mesmo a produção de MD sendo um relevante instrumento de formação continuada e valorização dos professores, a apropriação da teoria, com destaque para a específica de língua/linguagem, no processo formativo é lenta e complexa. Esta constatação é um dado a ser considerado pela mantenedora do próprio programa e também pelas políticas públicas responsáveis pela promoção de cursos de formação continuada de professores.

Palavras-chave: Material didático; Formação continuada do professor; Saberes do docente; Didatização; Educação - Parana