Autoria no livro didático de língua portuguesa : o papel do editor = The authorship in portuguese language textbook: the role of editor

Adriana Luzia Sousa Teixeira

Orientador(a): Roxane Helena Rodrigues Rojo

Mestrado em Linguística Aplicada - 2012

Nro. chamada: T/UNICAMP - T235a

Esta dissertação tem por objetivo principal analisar o papel do editor na autoria do Livro Didático de Língua Portuguesa (LDP). Tal objetivo se desdobra nos questionamentos sobre como a indústria editorial de livros didáticos tem funcionado na atualidade, qual é o papel do editor, quais são as práticas de produção envolvidas e de que maneira essas práticas influenciam na escolha dos objetos de ensino a serem transpostos no LDP. Para isso, lançando-se mão do estudo de caso como ferramenta metodológica, enfoca-se 2 (duas) grandes editoras de livros didáticos da cidade de São Paulo, cujos editores responsáveis pela área de Língua Portuguesa são entrevistados. Dessa forma, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, com abordagem metodológica “estudo de caso único incorporado”, uma vez que aborda um contexto específico (a produção do LDP) a partir de análise de mais de uma unidade (duas editoras de livros didáticos). Como pano de fundo que sustenta as questões principais, há o contexto histórico do ofício de editor e as influências que o mercado editorial recebeu de programas do Governo para avaliação de livros didáticos – principalmente o PNLD. O referencial teórico apoia-se em discussões sobre a transposição didática (CHEVALLARD, 1991), práticas sociais de referência (MARTINAND, 1984), ressignificação, gêneros, esferas e vozes (BAKHTIN, 1988; 2003) e questões sobre autoria individual e autoria institucionalizada (ALVES FILHO, 2005). Tal percurso se estabeleceu tendo em vista o tipo de autoria que o LDP congrega, posto que, por se tratar de um instrumento pedagógico, os agentes responsáveis por tal produção devem estar conectados a um universo de referência ao qual se aderem, a partir de uma ideologia. Dentre os agentes da produção, destaca-se o editor, que , mediante os dados das entrevistas, mostrou exercer importante influência na constituição do gênero LDP. A situação de produção de tal gênero é por ele comandada no sentido de atender a diferentes demandas do mercado escolar, seja o público, seja o privado. Além disso, pelo fato de instituir parâmetros pedagógicos e editoriais, ter uma atitude relacional com várias instâncias de produção e ainda trabalhar no ajuste das transposições e didatizações que serão realizadas na produção da obra, o editor passa a ocupar a posição de “autor institucional”, uma vez que todas as definições para a produção, que envolvem esse agente, são pré-estabelecidas em uma instituição.

Palavras-chave: Livros didaticos - Lingua portuguesa. Editores. Autoria. Transposição didática.