A complexidade das relações ortográfico-fônicas na aquisição da escrita : um estudo com crianças da educação infantil

Luciana Lessa Rodrigues

Orientador(a): Eleonora Cavalcante Albano

Doutorado em Linguística - 2012

Nro. chamada: T/UNICAMP - R618c

O presente estudo se circunscreve no âmbito de pesquisas a respeito da escrita infantil. Foram investigadas características fônicas no processo inicial de aquisição de escrita por crianças pré-escolares, com a preocupação de flagrar a complexidade do contato entre o fônico e o gráfico. Buscou-se direcionar a análise sob um olhar que aborda dificuldades no processo de aquisição da escrita como decorrentes de sua complexa constituição. Consequentemente, buscou-se questionar e afastar da análise um olhar patologizante a respeito desse processo. As bases teóricas deste estudo foram: (a) Interpretação dinâmica de aspectos fônicos, com base em pressupostos da Fonologia Gestual (BROWMAN e GOLDSTEIN, 1992; ALBANO, 2001); (b) Complexidade do processo de aquisição da escrita (VYGOTSKY, 1984; FLOWER, 1994; CHACON, 1998, 2005, 2008, CORREA, 1997, 2004; TFOUNI, 2000). Os objetivos deste estudo foram: (1) analisar características fônicas detectadas na escrita inicial de crianças préescolares; (2) investigar em que medida a aquisição da escrita por sujeitos com desvio fonológico se assemelha, ou difere, desse mesmo processo por parte de sujeitos sem desvio fonológico; (3) compreender fenômenos fônicos da escrita inicial infantil à luz da Fonologia Gestual; e (4) levar contribuições para o campo da Fonoaudiologia, a partir de discussões sobre a escrita inicial. A coleta dos dados foi realizada em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) da cidade de Marília/SP, no ano de 2008. Os 28 sujeitos participantes cursavam o Pré-III Integral. Foram realizadas 9 sessões de coletas de dados. Cada uma dessas sessões consistiu na produção de um texto escrito, por parte dos sujeitos, com temática proposta pela professora e trabalhada em sala de aula ao longo de cada mês, além do registro de gravações de fala desses mesmos sujeitos conversando sobre a atividade realizada; gravações realizadas em cabine acústica, com gravador digital Marantz. A quantidade de dados coletados viabilizou uma análise quantitativa robusta, consistente tanto numericamente quanto na definição sistemática de categorias. Foi feito um levantamento de omissões e substituições de letras detectadas na escrita dos sujeitos, organizadas de acordo com as posições silábicas de ataque, núcleo e coda. Investigaram-se: (1) características gerais do funcionamento da escrita dos sujeitos analisados, (2) características mais específicas desse funcionamento em dois grupos - G1, grupo de sujeitos diagnosticados com desvio fonológico, e G2, grupo de sujeitos sem desvio fonológico; (3) particularidades detectadas em produções escritas de alguns dos sujeitos que não sobressaíram em análise quantitativa. Os principais achados quanto à escrita inicial foram: (a) prevalência de registros de núcleo silábico; (b) prevalência de omissões de coda; (c) maior quantidade de omissões de coda na classe das fricativas; (d) prevalência de registros gráficos convencionais de núcleo silábico; (e) prevalência de substituições gráficas no ataque e na coda; (f) substituições fonológicas associadas ao ataque e substituições ortográficas associadas à coda; (g) mais semelhanças do que diferenças entre G1 e G2; (h) mudança do padrão de registro, do núcleo para o ataque, em alguns sujeitos no 2º semestre da coleta. A concepção de sílaba formulada pela Fonologia Gestual permitiu explicar porque o núcleo silábico parece ser a posição da sílaba mais estável para os sujeitos e, também, porque, dentre as posições de ataque e coda, a posição de coda é a mais instável. O achado (h) permitiu observar a complexidade e dinamismo da aquisição da escrita, uma vez que sugere que os sujeitos não se baseiam apenas em intuições fônicas. A inserção desses sujeitos em práticas de letramento (nesse caso, em especial, práticas de letramento formal) faz com que atentem para o fato de que a sílaba é composta por unidades menores.

Palavras-chave: Aquisição da escrita. Fonologia gestual. Fala. Escrita.