Resumo

Versão para impressão
Um estudo diacrônico das variadas realizações do objeto direto anafórico na imprensa baiana dos séculos XIX e XX = A diachronic study about the varied uses of the anaphoric direct object in Bahia¿s pr

Tatiane Macedo-Costa

Orientador(a): Charlotte Marie Chambelland Galves

Mestrado em Linguística - 2012

Nro. chamada: T/UNICAMP - M151e


Resumo:
Essa dissertação investiga, sob a perspectiva da linha gerativista diacrônica, as variadas realizações do objeto direto anafórico no Português Brasileiro, mais especificamente, no dialeto baiano, em textos jornalísticos publicados em periódicos que circularam na cidade de Salvador (BA). O corpus da pesquisa foi composto por sete jornais, distribuídos em três épocas distintas: de 1833 a 1850 (Diário da Bahia, Novo Diário da Bahia e O Atheneo), de 1898 a 1900 (Correio de Notícias e Jornal de Notícias) e de 1945 a 1948 (Diário da Bahia e Diário de Notícias). A partir da constatação obtida por diversos estudos sincrônicos (cf. Duarte (1986), Corrêa (1991), Averbug (2000), Magalhães (2006)), e diacrônicos (cf. Cyrino (1994)) de que há um aumento do uso de uma categoria vazia na posição de objeto em Português Brasileiro em decorrência da diminuição do uso de clíticos, objetivamos investigar as formas de realização do objeto direto anafórico em textos formais, no intuito de identificar se, nesse tipo de texto, tal mudança também se evidenciaria. Além de analisar as variadas estratégias de realização dessa posição, examinamos também os fatores que as condicionam, uma vez que estes também sofreram mudança ao longo do tempo (cf. Cyrino (1994), Figueiredo (2009)). A análise dos dados revelou que a mudança atestada nos estudos supracitados também se verifica na análise dos textos formais, apesar do seu caráter conservador e a despeito da norma culta influenciar o uso de determinadas formas gramaticais na escrita. Além de um aumento dos objetos nulos nos dados em detrimento do uso dos clíticos, a análise dos condicionamentos linguísticos mostrou que essa categoria tem sido utilizada ao longo do tempo em contextos cada vez menos restritos, sendo favorecida apenas pela correspondência sintática entre essa variante e o seu DP antecedente/ referente.

Palavras-chave: Língua portuguesa - Português brasileiro - Bahia. Linguística histórica. Linguagens formais. Língua portuguesa - Objeto direto anafórico.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.