Resumo

Versão para impressão
Imagens de crianças, ciências e cientistas na divulgação científica para o público infantil

Christiane Cardoso 1978- Bueno

Orientador(a): Rodrigo Bastos Cunha

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2012

Nro. chamada: T/UNICAMP - B862i


Resumo:
Experiências educacionais e diversos estudos vêm mostrando que o público infantil tem grande capacidade e interesse em lidar com temas de ciência. Diversas revistas e suplementos infantis trazem frequentemente temas ligados à ciência para seu público, que cada vez mais se familiariza com eles. Porém, um olhar mais atento revela um verdadeiro jogo de imagens na divulgação científica para o público infantil: imagens de ciência, de cientistas e de crianças. A imagem que esses veículos fazem de seu público, da ciência e dos cientistas diz muito sobre o modelo de divulgação científica adotado e sua análise pode problematizar a divulgação de ciência como um todo, inclusive para adultos, feita hoje no Brasil. O objetivo desse estudo é analisar matérias jornalísticas sobre ciências em revistas e suplementos voltados ao público infantil, averiguando, com o apoio da Análise do Discurso, a imagem que esses veículos têm de seu público, de ciência e de cientistas, e analisando como isso afeta a divulgação científica que praticam, os efeitos de sentido que produzem e como isso pode repercutir na sociedade.

Palavras-chave: Divulgação científica - Brasil ; Ciência ; Crianças - Periódicos ; Notícias científicas

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.