Resumo

Versão para impressão
Interação e escrita em duas salas de ensino médio

Eron Sanches Ruivo

Orientador(a): Inês Signorini

Mestrado em Linguística Aplicada - 2012

Nro. chamada: T/UNICAMP - R859i


Resumo:
Neste trabalho são analisados os resultados da aplicação de uma sequência didática de ensino do gênero artigo de opinião em duas salas de aula do Ensino Médio de duas escolas públicas da Região Metropolitana de Campinas, SP. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo com geração de registros sob a metodologia da pesquisa-ação. A aplicação dessa sequência didática nas duas salas de aula estendeu-se de março a dezembro de 2009 e gerou, primeiramente, 41 primeiras versões do gênero em 61 aulas videogravadas. Num segundo momento, o processo de correção por meio de bilhetes orientadores para a reescrita gerou mais 75 segundas e terceiras versões. As análises mostraram que a interação (oral e escrita), sobretudo a do professor com os alunos, é fator constituinte da produção escrita desses alunos.
Conforme verificado, as diferenças linguístico-discursivas entre as diferentes versões de cada produção individual e entre as produções de cada sala estão relacionadas tanto com a estrutura de participação em cada sala de aula (interação oral), quanto com o tipo de interação mediada por bilhetes orientadores de reescrita (interação escrita) desenvolvida com cada aluno individualmente, além dos tipos de interação entre alunos e entre
alunos, professores e materiais didáticos em cada sala estudada.



Palavras-chave: Interação escolar. Escrita. Reescrita. Sequência didática. Sequência didática.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.