Resumo

Versão para impressão
Plurilinguismo em ambientes virtuais de aprendizagem : potencialidades, entraves, desdobramentos, perspectivas

Regina Celia da Silva

Orientador(a): Terezinha de Jesus Machado Maher

Doutorado em Linguística Aplicada - 2012

Nro. chamada: T/UNICAMP - Si38p


Resumo:
Nesta tese apresento e discuto os resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa cujo objetivo foi proceder à análise de algumas práticas de intercompreensão (IC) e de ensino de Língua Estrangeira (LE) em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), procurando apontar algumas das implicações do uso desses meios em contexto de globalização. Busquei, em um primeiro momento, avaliar criticamente o trabalho desenvolvido em uma plataforma de formação para a intercompreensão em línguas românicas, o Galanet, para, em seguida, refletir sobre o impacto dessa minha experiência com o plurilinguismo em um AVA específico nos modos como passei a utilizar a plataforma Teleduc em cursos presenciais de língua italiana para alunos brasileiros no Centro de Ensino de Línguas (CEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Este trabalho, assim, também se caracteriza por ser o registro do percurso entre duas fases de minha trajetória como docente de LE: antes e depois do emprego de suportes digitais, um percurso que me possibilitou descobrir recursos, repensar e reorganizar minhas práticas didáticas como professora de italiano. Nesse sentido, esta tese também pretende contribuir para uma reflexão sobre a prática do docente de LE em sua entrada na virtualidade. Outra expectativa é que este estudo, ao tematizar o conceito de virtualização, ao discutir algumas implicações do emprego de AVAs no ensino de LEs e algumas das causas da relutância por parte de docentes em adotá-los e ao tecer considerações sobre as políticas linguísticas em andamento na Europa e na America Latina forneça elementos que, articulados, contribuam, ainda que minimamente, para uma maior compreensão do que caracteriza o ensino de Línguas Estrangeiras na contemporaneidade.

Palavras-chave: Ambiente virtual de aprendizagem. Língua estrangeira - Estudo e ensino. Multilinguismo. Intercompreensão (Linguística). Politicas linguisticas.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.