Aquarelas de um país tropical: Brasil, que país é esse?

Marli Rosa

Orientador(a): Carmen Zink Bolognini

Doutorado em Linguística Aplicada - 2011

Nro. chamada: T/UNICAMP - R71a

A presente tese de doutorado consiste de um estudo qualitativo de natureza interdisciplinar, que, partindo da teoria da Análise do Discurso Materialista, contou com contribuições decisivas de trabalhos das Artes e Humanidades (em especial de pesquisadores da História, Antropologia, Sociologia da Cultura, Literatura e História da Música). O objetivo central do trabalho foi investigar as condições de produção e as representações de Brasil presentes em três letras de canções que abordam essa temática: “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso; “País Tropical”, de Jorge Ben Jor; e “Que país é este”, de Renato Russo. Tais obras foram compostas e veiculadas em momentos políticos e culturais de grande importância para a compreensão do Brasil atual e de nossa história ao longo do Século XX, em momentos cujos temas mais recorrentes giravam em torno da (re)construção ou (in)viabilidade de projetos nacionalistas e de modernização para o país.
O trabalho foi organizado da seguinte forma: na introdução temos o delineamento e o percurso da pesquisa, com o afunilamento do tema, objetivos, justificativas, corpus de pesquisa e aparato teórico-metodológico; no primeiro capítulo, temos uma exposição sobre a relação entre música e política, além das representações de Brasil em Casa-Grande & Senzala, de Gilberto Freyre, e Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda (obras escolhidas por terem colaborado na propagação de determinados discursos sobre o Brasil e o brasileiro relevantes para a compreensão dos efeitos de sentido das canções do corpus); os capítulos 2, 3 e 4 referem-se ao trabalho de análise com cada uma das três canções, respectivamente; e, fechando o trabalho, temos as considerações finais e a bibliografia consultada.
Como contribuição desse estudo está a importância de compreendermos o papel do funcionamento discursivo de canções de música popular na constituição identitária do povo brasileiro. Essa importância se dá na medida em que a MPB desempenhou, ao longo do Século XX, um papel crucial na constituição do que hoje se entende por “Nação Brasileira”.

Palavras-chave: Barroso, Ari, 1903-1968; Ben Jor, Jorge,1942-; Russo, Renato, 1960-1996; Representações do Brasil; Música brasileira;