Repetições hesitativas em fala afásica e não-afásica

Janaisa M. Viscardi

Orientador(a): Edwiges Maria Morato

Doutorado em Linguística - 2012

Nro. chamada: T/UNICAMP - V821r

Esta pesquisa tem como objetivo central analisar os parâmetros prosódicos que permeiam a atividade da repetição hesitativa na produção de frases nominais e preposicionais, em contexto de fala afásica e não-afásica. Entre os aspectos de maior relevância para as análises realizadas neste trabalho, estão 1) a relação entre os movimentos de retração e projeção, como descritos em Auer (2009), no decorrer da produção da repetição hesitativa; 2) a relação entre os elementos prosódicos produzidos ao longo da repetição hesitativa, a saber, a frequência fundamental, a duração e a intensidade e, por fim, 3) a co-ocorrência entre os aspectos prosódicos e os movimentos de retração e projeção durante a produç&am p;at ilde;o da repetição hesitativa.
Nesta pesquisa, os dados analisados foram extraídos do corpus Aphasiacervus, um acervo que reúne dados linguístico-interacionais registrados audiovisualmente dos encontros semanais ocorridos no Centro de Convivência de Afásicos, na UNICAMP.
O interesse pelo estudo comparativo dos casos de repetição hesitativa configura-se pela presença de especificidades linguísticas na produção das repetições hesitativas na fala afásica e não-afásica. Da comparação entre casos afásicos e não-afásicos, foi possível identificar as semelhanças e diferenças na realização dessas repetições.
Entre as semelhanças, destacam-se 1) o alongamento vocálico associado ao movimento de curva entoacional descendente na caracterização da repetição hesitativa, 2) a presença dos mesmos movimentos de retração simples e múltipla em ambos os grupos e 3) uma maior similaridade das características prosódicas dos dois grupos nos casos de retração múltipla. Entre as diferenças mais importantes, destacam-se 1) a distribuição da ocorrência das retrações simples e múltiplas - afásicos produzem um número significativamente maior de retrações múltiplas -, 2) pausas significativamente mais longas nas sequências de retração simples em fala afásica, além de maior ocorrência da sequência M (P) R1 P na fala afásica; 3) a extensão das características hesitativas da produção ao longo de toda a estrutura M R1 Rx na fala afásica, enquanto na fala não-afásica essas características se encerram na penúltima repetição.
A escolha pelos parâmetros apontados anteriormente deu-se com o intuito de compreender os processos envolvidos na ocorrência dessas formas de repetição, o que poderá levar a uma melhor compreensão dos mecanismos empregados pelos sujeitos afásicos para manterem-se atuantes na interação, além de permitir identificar a maior ou menor relevância de determinados recursos linguísticos em ambientes específicos de produção, como no caso das repetições hesitativas

Palavras-chave: Repetição (Linguística). Hesitação (Linguística). Interação. Prosódia (Linguística). Afasia