Resumo: Atlas de anatomia do curupira, e de outros seres do imaginário popular. Esculturas de ossos dão vida a esqueletos de pássaros com bicos (im)possíveis na natureza. Recriação de um Gabinete de Curiosidade. Esses trabalhos compõem Memento mori, exposição do artista catarinense Walmor Corrêa. Exploramos, a partir das imagens dessa instalação, os sentidos que essas obras põem em circulação a respeito das representações das ciências, principalmente da Biologia. Para isso, adotamos como referencial teórico o campo dos Estudos Culturais das Ciências, compreendemos as imagens, com as quais nos encontramos, como linguagem - produtora de sentido e não reveladora de um sentido já existente no mundo “real”. Pensamos a partir delas, a construção do discurso biológico, e seus pressupostos de verdade, assim como, sua implicação na divulgação científica. Tendo em vista as constatações feitas, também pensamos vias de se efetuar divulgações científicas que não sejam apenas veículos de disseminação desse processo discursivo e de seus significados culturais.
Palavras-chave: Corrêa, Walmor B. - Exposições. Estudos culturais. Divulgação científica