Resumo

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Metapoesia e confluência genérica nos Amores de Ovídio

Lucy Ana de Bem

Orientador(a): Paulo Sérgio de Vasconcellos

Doutorado em Linguística - 2011

Nro. chamada: T/UNICAMP - B42m


Resumo:
O objetivo desta tese é demonstrar como, nos Amores, Ovídio retomou e reelaborou matéria de diversas fontes para compor sua obra. Sêneca Velho, nas suas Controuersiae (em especial, II 2, 8), revela-nos os possíveis influxos da retórica escolar na obra do poeta. Em nossa análise, demonstramos que a retórica está presente como uma forma de estruturar certas elegias (como as suasoriae) e que também é uma ferramenta útil para nos ajudar a compreender a obra (sobretudo, a relação construída entre auctor/opus/lector). Indicamos a presença de elementos típicos de diversos gêneros como a épica, a comédia, a tragédia e mesmo a poesia jâmbica: Ovídio parece deixar claro que essa "presença" é um fator constitutivo de sua obra. A confluência genérica resultante dessas relações discursivas está mais evidente em poemas programáticos, de cunho metapoético (através do topos da recusatio, por exemplo), mas também não se ausenta por completo das demais elegias. No constructum elegíaco elaborado por Ovídio nos Amores, a persona de seu poetaamante discute poesia enquanto narra as aventuras amorosas com a persona da puella, que se identifica com a própria Elegia (cf. Am. III 1). Nesse sentido, Ovídio nos mostra que, em sua obra de estreia, seu protagonista vive em um universo discursivo construído na pluralidade, no qual experimentar amores (as relações amorosas) proporciona a composição dos Amores (as elegias de temática erótica)

Palavras-chave: Ovidio - Amores. Poesia elegíaca latina. Gêneros literários. Metalinguagem.

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