Resumo: Esta tese se propõe a pensar a questão da ciência, sua circulação e mais especificamente sua divulgação para o grande público - não especialista, considerando as novas tecnologias da comunicação e da informação, analisamos os blogs de divulgação científica do Anel de Blogs Científicos da USP. Assim, propomos uma análise da autoria nos blogs de divulgação científica, do espaço de enunciação dos blogs científicos e das designações de divulgação, notícia e informação/ monitoramento, palavras centrais nos blogs analisados. Para essas análises fazemos uso de dois corpora diferentes, são eles, recorte um, a presença nos blogs da 61º Reunião Anual da SBPC e recorte dois, anúncio de início e término da pandemia de Gripe Suína ou Influenza A H1N1. Para tanto, tomamos como procedimentos de análise aqueles apresentados pela Semântica do Acontecimento, de Eduardo Guimarães e também os da Análise de discurso, de Eni Orlandi.
Palavras-chave: Blogs. Divulgação científica. Enunciação. Designação. Informação científica.