Resumo

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O criado e o semideus : o tragicômico em O Precipício de Faetonte, de Antônio José da Silva

Carlos Junior Gontijo Rosa

Orientador(a): Alexandre Soares Carneiro

Mestrado em Teoria e História Literária - 2011

Nro. chamada: T/UNICAMP - G589c


Resumo:
Esta dissertação tem o objetivo de analisar a personagem de Chichisbéu na peça O Precipício de Faetonte, de Antônio José da Silva (1705-1739), representada em 1739 no Teatro do Bairro Alto, Lisboa, Portugal. Partindo de perspectivas teóricas diversas, mas convergentes no sentido de compreender a pouco explorada dramaturgia do período, busca-se um entendimento dos textos joco-sérios do comediógrafo. Observando as diferentes leituras do mito de Faetonte, originalmente contado por Ovídio (43 a.C.18 d.C.) em suas Metamorfoses (séc. I d.C.), em comparação com a peça El hijo del Sol, Faetón (1662), de Calderón de La Barca (1600-1681), percebe-se no Judeu um tom diferenciado de exploração da narrativa, usada apenas como mote, sem relação direta com grande parte das cenas da ópera. Tendo em vista que reconhece-se a peça de Antônio José enquanto pertencente ao gênero tragicômico, procede-se uma análise do cômico, uma vez que cômico e trágico, mesmo que unidos num mesmo gênero, ainda preservam características distintas. Como o gênero tragicômico foi amplamente difundido na Espanha no século anterior, com grande influência em toda a Europa, em seguida buscamos demonstrar como esta influência se deu em Portugal, mais precisamente nesta peça do Judeu. Como principal representante do cômico neste gênero teatral, identificamos a figura do gracioso, que se torna tema de um capítulo no qual se estudam as diversas facetas que este personagem-tipo representa em O Precipício de Faetonte, enquanto fonte de riso, entretenimento e entendimento do público em relação à fábula e às relações estabelecidas na cena. Por fim, busca-se o entendimento deste mesmo personagem (Chichisbéu, no caso) em suas relações com o galán e a relação da obra do dramaturgo com as preceptivas e técnicas de escrita teatral vigentes no período.

Palavras-chave: Dramaturgia. Tragicomedia. Teatro portugues - Séc. XVIII.

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