Resumo

Versão para impressão
Interpretação de provérbios por sujeitos com Doença de Alzheimer em fase inicial

Elisandra Villela Gasparetto Sé

Orientador(a): Edwiges Maria Morato

Doutorado em Linguística - 2011

Nro. chamada: T/UNICAMP - Se1i


Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo estudar os processos de significação na interpretação de provérbios por sujeitos com provável doença de Alzheimer (DA) leve. Participaram da pesquisa qualitativa 10 sujeitos com idade igual ou superior a 60 anos com DA de ambos os sexos, que foram selecionados no Ambulatório de Psiquiatria Geriátrica do HC da UNICAMP. Esses sujeitos receberam diagnóstico de provável DA, a partir da avaliação clínica do médico e da avaliação neuropsicológica. Também foram considerados dados de um grupo controle composto por 10 sujeitos não-Alzheimer de perfil sociolinguístico semelhante ao da população com DA. O corpus desta pesquisa constituiu-se de dados obtidos da aplicação do Protocolo de Estudo de Provérbios elaborado por CAZELATO (2003) constituído de 10 provérbios considerados mais metafóricos e de 10 provérbios menos metafóricos. O procedimento metodológico consistiu em primeiro apresentar a cada sujeito os provérbios do Protocolo de forma oral e escrita, perguntando a ele "o que quer dizer tal provérbio". Num segundo momento, foi solicitado ao sujeito que "elaborasse ou imaginasse uma situação em que caberia o uso de tal provérbio". Os dados dos dois grupos foram gravados em vídeo e transcritos com base na notação de transcrição linguístico-interacional. A análise dos dados considerou o cotejamento dos dois grupos em relação ao trabalho linguístico-cognitivo requerido na manipulação enunciativa dos provérbios. Podemos apontar importantes questões em torno do funcionamento linguístico e cognitivo dos dois grupos de sujeitos estudados. Pudemos observar que ambas as populações procederam mais às interpretações centralmente relevantes e marginalmente relevantes frente aos provérbios mais e menos metafóricos, nos dois procedimentos do estudo. Entretanto, a população DA produziu maior número de interpretações literais. Quanto a isso, esta população não procedeu a interpretações irrelevantes do ponto de vista semântico-lexical, ainda que tais interpretações não tenham sido relevantes do ponto de vista pragmático. Foi possível verificar que ambos os grupos procederam à contextualização dos provérbios, imaginando uma situação de uso. Houve diferenças significativas no percurso enunciativo-discursivo realizado pelos sujeitos não-Alzheimer e pelos Alzheimer. Os sujeitos não-Alzheimer recorreram mais às exemplificações de situações cotidianas de uso dos provérbios e recorreram mais a expedientes linguísticos e textuais para proceder à interpretação, tais como modalizações epistêmicas e marcadores de relações espaço-temporais, fazendo ainda comparações temporais do uso do provérbio, utilizando indicadores de relações lógico-semânticas (condicionalidade, finalidade, causalidade), articuladores argumentativos (evidenciados nas ações reflexivas e metaenunciativas). As interpretações consideradas irrelevantes ocorreram com menor frequência. Quanto às estratégias linguístico-discursivas empregadas pelos sujeitos, verificou-se uma maior ocorrência entre os sujeitos com DA de autorrepetição, de reflexão em voz alta, de hesitação, de pausas não preenchidas, de repetição hesitante, de reformulação, de indagação, de falsos inícios de turno e de retomadas. Todos esses fenômenos, típicos do processamento online da língua falada, indicam movimentos do papel organizador e estruturador da linguagem. Esta pesquisa torna-se relevante para qualificar o processo linguístico-cognitivo implicado na significação, notadamente na construção de sentidos indiretos e da referenciação no contexto neurolinguístico. Isso é particularmente importante para melhor compreendermos a natureza sócio-cognitiva da linguagem no contexto das neurodegenerescências

Palavras-chave: Neurolinguística. Cognição. Provérbios. Alzheimer, Doença de.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.