Resumo

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A produção de blogs dentro e fora da escola sob a lente analítica das identidades e dos gêneros discursivos

Juliana Menezes Cruciani

Orientador(a): Marcelo El Khouri Buzato

Mestrado em Linguística Aplicada - 2011

Nro. chamada: T/UNICAMP - C887p


Resumo:
O presente trabalho tem como foco central relacionar educação, blogs e identidades. Investiga como 14 sujeitos, alunos do Ensino Fundamental II com idades entre 13 e 17 anos, (re) produzem, negociam, contestam e inter-relacionam suas identidades em torno da atividade de criar e manter blogs em dois contextos situacionais distintos: coletivamente em uma oficina escolar e individualmente, como prática letrada do quotidiano, não escolar. Parte-se do pressuposto, fundamentado nos estudos de James Gee sobre letramentos e identidade, que os sujeitos letrados possuem diversas dimensões de identidade, quais sejam identidades naturais, institucionais, discursivas e de afinidades, funcionando conjuntamente e interferindo umas nas outras de acordo com as condições de produção de seus enunciados concretos. Toma-se como estratégia para a análise dos enunciados, em relação às facetas da identidade, o pressuposto de que o componente estilístico dos enunciados guarda uma forte relação com as identidades individuais dos sujeitos enunciadores, e para isso se baseia na teoria bakhtiniana de gêneros discursivos. A fundamentação teórica da pesquisa inclui, ainda, o conceito de blog, abordando sua evolução histórica, seus usos e funções socioculturais na atualidade, incluídos aí seus usos educacionais. Os resultados evidenciam que, (i) no contexto escolar os alunos trouxeram discursos sobre si relacionados às suas identidades institucionais e discursivas em outros contextos que não apenas o escolar, mantiveram a professora como interlocutor, ainda que oscilando entre a professora como figura institucional e a professora como uma amiga adulta, podendo tal resultado ser atribuído às condições contextuais específicas da oficina; (ii) no blog pessoal de uma aluna, que surgiu durante as aulas e se firmou como uma prática não escolar como consequência da oficina, a enunciadora dirige-se a um interlocutor que não é claramente definido, e mobiliza suas quatro dimensões de identidades por meio de recursos estilísticos próprios do ambiente digital e do blog em particular, construindo assim uma identidade de blogueira que, na oficina, em decorrência de problemas estruturais, não fora possível construir. Concluiu-se que o (in) sucesso da oficina não se deveu apenas a problemas estruturais, como também às relações interpessoais na escola e aos saberes a ensinar

Palavras-chave: Blogs. Identidade. Letramento. Inovações tecnológicas. Educação.

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