Resumo

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Contrastando abordagens de instrução gramatical em inglês : indução ou dedução, eis a questão

Denilson Amade Sousa

Orientador(a): Linda Gentry El-Dash

Mestrado em Linguística Aplicada - 2011

Nro. chamada: T/UNICAMP - Sa85c


Resumo:
Esta tese tem como objetivo apresentar e discutir alguns referenciais teóricos e metodológicos na área de Ensino/Aprendizagem de inglês como língua estrangeira (L2). O trabalho consiste em verificar a eficácia de um modelo indutivo de ensino gramatical chamado PACE - Presentation, Attention, Co-Construction, Extension (Donato e Adair- Hauck, 1994), comparando-o a um ensino gramatical mais tradicional, que chamamos de Dedutivo. A estrutura ensinada é o Present Perfect. Há tempo atesta-se a grande dificuldade que aprendizes e professores brasileiros de inglês encontram na aquisição e utilização do Present Perfect, pois, em sua língua materna, não precisam fazer, gramaticalmente, a distinção entre estado, ação e estado limitado, que, em inglês, é essencial para se fazer uso do aspecto perfect. El-Dash (2001, 2005) afirma que quando se limita explicitamente (através de advérbios ou locuções adverbiais) o estado atual resultante de uma ação no passado, o tempo verbal obrigatório em inglês é o Present Perfect. Quando esse limite não é de alguma forma explicitado, depende do falante querer ou não focar no estado atual; se esse for o foco, ele utilizará o Present Perfect; caso o foco seja somente a ação em si no passado, o falante utilizará o Simple Past. O modelo PACE é uma abordagem de ensino de gramática que tem como objetivo promover o desenvolvimento lingüístico na L2 através da co-construção de conhecimento entre professor e aluno e entre os alunos. Os proponentes desse modelo tentam fazer com que o ensino de gramática se dê num ambiente de sala de aula cuja ênfase é a comunicação. A principal proposta do modelo é expor os aprendizes, de modo contextualizado, a estruturas e seus significados, utilizando, para tal, estórias/narrativas, lendas, poemas, músicas, textos orais, tirinhas, receitas, entre outros. Essa exposição deve sempre, primeiramente, concentrar-se no significado, para então chamar a atenção dos aprendizes à(s) forma(s) que deseja ensinar. Os gêneros textuais utilizados e as atividades propostas pelo PACE enfatizam a autenticidade linguística e encorajam os aprendizes a compreender amostras mais longas e significativas desde as primeiras aulas; mostrando aos alunos, dentre outras coisas, a relevância funcional da estrutura gramatical antes de convidálos a prestar atenção à forma. Assim, depois de utilizar vários recursos para levar os aprendizes a compreender o texto, o professor deve chamar a atenção dos mesmos a vários elementos lingüísticos do texto e, juntamente com os alunos, construir explicações para aquela forma em questão. Em relação à metodologia utilizada nesta pesquisa, optou-se por coletar dados através de tarefas de julgamento de gramaticalidade e de descrição de figuras; além de gravações de aulas em áudio para servirem como evidência confirmatória de nossa hipótese. Três turmas de inglês de nível intermediário participaram da pesquisa e formaram os três grupos que receberam intervenção pedagógica baseada em PACE, intervenção pedagógica dedutiva e nenhum tratamento (Controle). O desenho dos testes se caracteriza por um pré-teste antes das intervenções; um pós-teste realizado imediatamente após o tratamento e outro depois de passadas 4 semanas. Os resultados apontam para a superioridade do modelo PACE, no sentido de ter refinado tanto o julgamento intuitivo dos aprendizes quanto a capacidade de produção linguística dos mesmos. O grupo Dedutivo também se beneficiou da intervenção, mas não tão profundamente quanto o grupo PACE. O desempenho do grupo Controle se manteve o mesmo

Palavras-chave: Gramática. Lingua inglesa - Tempo verbal.

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