Versos violentamente pacíficos : o rap no currículo escolar

Ana Silvia Andreu da Fonseca

Orientador(a): Terezinha de Jesus Machado Maher

Doutorado em Linguística Aplicada - 2011

Nro. chamada: T/UNICAMP - F733v

Este trabalho de tese tem o intuito de defender a inclusão do rap nacional no currículo, do Ensino Médio, de Língua Portuguesa – disciplina prioritária da grande área Linguagens, Códigos e suas Tecnologias –, que inclui Literatura. Apresento os resultados de uma pesquisa empreendida com o objetivo de contribuir para que os argumentos comumente empregados para justificar a não utilização do rap na escola – a saber, seu discurso incentivaria a violência e sua linguagem seria pobre – sejam revistos. Busco, desse modo, discutir em que sentido o rap nacional pode contribuir com a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, tendo por base os Parâmetros Curriculares Nacionais. Não se trata, aqui, de totalmente “desclassificar” de antemão esses argumentos – pois, evidentemente, nem todo rap apresenta a mesma qualidade –, mas de revelar que há, em um conjunto expressivo de raps nacionais, muitas outras faces, não vislumbradas por detrás das grades de tais argumentos,que justificam a didatização desse gênero poético-musical. Tais faces incluem riqueza de linguagem, sofisticação poética e potencial para favorecer reflexões críticas, em sala de aula, acerca de alguns problemas da sociedade brasileira contemporânea, incluindo motivos e efeitos da violência urbana no país.

Palavras-chave: Rap (Música) - Brasil. Curriculo. Ensino médio. Identidade. Cultura urbana.