Resumo

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Práticas colaborativas de escrita por meio de ferramentas da internet : ressignificando a produção textual na escola

Petrilson Alan Pinheiro

Orientador(a): Inês Signorini

Doutorado em Linguística Aplicada - 2011

Nro. chamada: T/UNICAMP - P655p


Resumo:
Esta tese de doutorado tem como objetivo descrever e analisar o processo de construção das práticas colaborativas de escrita de um grupo de alunos(as) do Ensino Médio, por meio do uso de algumas ferramentas da internet. Mais especificamente, esta investigação parte da análise de um corpus gerado a partir de um projeto de ensino de um jornal digital escolar desenvolvido numa Escola Estadual no município de Campinas – SP, entre os meses de agosto e dezembro de 2008, junto com um grupo de voluntários composto por dezenove alunos(as) do primeiro e segundo anos do Ensino Médio, e por um professor de língua portuguesa. O projeto de ensino consistia no trabalho colaborativo dos(as) alunos(as) no processo de produção das matérias a serem expostas no jornal online, a partir do uso de duas ferramentas digitais: a conversa instantânea e o correio eletrônico. Por meio do projeto de ensino, foi possível construir o corpus de análise desta pesquisa de doutorado, a partir dos registros gerados de quarenta e sete encontros online via conversa instantânea e de setenta e duas mensagens trocadas via correio eletrônico entre todos os participantes envolvidos na produção das matérias do jornal. Trata-se, portanto, de um tipo de pesquisa qualitativa, situada no campo da Linguística Aplicada, que se caracteriza, mais especificamente, como uma pesquisa-ação, cuja intenção não se restringe apenas a compreender as práticas de produção textual dos(as) discentes envolvidos, mas, sobretudo, a tentar transformá-las. Quanto à base teórica, este trabalho se constitui a partir da relação entre a internet e a construção de conhecimento na contemporaneidade, buscando pensá-la à luz dos construtos teóricos vygotskynianos de aprendizagem, mediação e Zona Proximal de Desenvolvimento; do conceito de andaime (scaffolding), proposto por Bruner et al. (1976); e da noção de Práticas Colaborativas de Escrita. Como dispositivos teórico-analíticos, utilizo ainda o referencial teóricoproposto por Lowry et at. (2004) acerca do processo colaborativo de escrita, que se baseia em: atividades colaborativas de escrita, estratégias colaborativas de escrita, modos de controle de documentos, papéis colaborativos dos participantes e modos colaborativos de escrita. Neste estudo, busco, portanto, mostrar que as práticas colaborativas de escrita se constituem como processos de aprendizagem, que são sempre mediados por artefatos sociais, históricos e culturais diversos. Nesse sentido, é possível afirmar que a internet, como o principal artefato tecnológico atual, propicia muitas ferramentas digitais que podem funcionar como instrumentos de mediação e contribuir para atividades de produção textual, não de forma individual, como, em geral, a escola sempre trabalhou, mas de uma forma que faça com que alunos e professores possam se engajar em práticas colaborativas de escrita efetiva no contexto escolar.

Palavras-chave: Práticas colaborativas de escrita. Aprendizagem. Internet. Internet - Ferramenta de mediação. Escola.

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