Resumo

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Reflexão absoluta como medium da crítica de arte : um estudo da crítica filosófica do jovem Walter Benjamin

Wagner de Avila Quevedo

Orientador(a): Márcio Orlando Seligmann-Silva

Mestrado em Teoria e História Literária - 2011

Nro. chamada: T/UNICAMP - Q39r


Resumo:
O presente estudo pretende apresentar a formação do conceito de crítica filosófica na obra do jovem Walter Benjamin a partir da teoria da reflexão dos primeiros românticos alemães (F. Schlegel e Novalis). Se para os românticos a teoria da reflexão é, na leitura de Benjamin, fundamento e pressuposto essencial da crítica de arte, o conceito de crítica benjaminiano se distingue do romântico por meio da problematização da clássica divisão entre forma e conteúdo na arte, para cuja discussão Benjamin traz à baila a estética tardia de Goethe. Contudo, a crítica de Benjamin se aproxima da romântica na medida em que aquela teoria da reflexão realiza, como crítica, uma profunda superação dos problemas clássicos da filosofia alemã, teoria que Benjamin interpreta como medium-de/da-reflexão capaz de elevar a crítica ao mesmo potencial revolucionário vislumbrado pelo romantismo enquanto ruptura estética e filosófica no século XVIII

Palavras-chave: Benjamin, Walter, 1892-1940. Schlegel, Friedrich von, 1772-1829. Crítica. Reflexão (Filosofia).

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