Análise de propostas de avaliação de rendimento em livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental I

Ana Paula de Lima

Orientador(a): Matilde Virginia Ricardi Scaramucci

Mestrado em Linguística Aplicada - 2011

Nro. chamada: T/UNICAMP -

O ensino de língua inglesa tem se iniciado cada vez mais cedo nas escolas regulares brasileiras (SCHEIFER, 2008; COSTA, 2008). A expansão desse ensino incentiva as pesquisas na área, que revelam, dentre outras coisas, a escassez de estudos sobre o livro didático de língua inglesa (RAMOS; ROSELLI, 2008) e sobre avaliação em língua estrangeira para crianças (REA-DICKINS; RIXON, 1997; SCARAMUCCI et al., 2008; COSTA, 2008). Esses dados nos chamaram a atenção, tendo em vista a forte influência dos livros didáticos no processo de ensino-aprendizagem de línguas (RICHARDS, 2002; PINTO; PESSOA, 2009; DIAS, 2009, dentre outros), bem como das avaliações na vida dos alunos, no ambiente escolar e na sociedade como um todo (SCARAMUCCI, 1998/1999; 2000/2001; 2004; 2006; HUGHES, 2003; SHOHAMY, 2004; MCNAMARA, 2000), podendo causar tanto impactos positivos quanto negativos. Propomo-nos, então, neste trabalho qualitativo e de cunho interpretativista, a analisar as avaliações de rendimento sugeridas por alguns livros didáticos de inglês voltados para alunos do Ensino Fundamental I. Como as avaliações de rendimento visam a observar se os objetivos de ensino foram alcançados, nosso objetivo é analisar se as concepções de linguagem, ensino e aprendizagem que as fundamentam são as mesmas que embasam o ensino, bem como se os objetivos de ensino são contemplados na avaliação. Analisamos, ainda, se as avaliações propostas por esses materiais estão em consonância com o que as pesquisas na área de avaliação consideram adequadas para a condução do processo de ensino-aprendizagem-avaliação nesse segmento. A análise revelou desencontros entre o que se ensina e o que se avalia, tendo em vista que nem todos os conteúdos ensinados são avaliados e que as habilidades orais, apesar de enfatizadas pelos materiais, são pouco recorrentes nas avaliações. Observamos também que, apesar da maioria das avaliações refletir as visões de linguagem, ensino e aprendizagem que embasam o ensino, essas concepções estão muito distantes das visões mais contemporâneas, segundo as quais a aprendizagem ocorre por meio da interação significativa e a língua é entendida como um sistema holístico de comunicação e de reflexão que permite ao indivíduo "agir no mundo" (SCARAMUCCI, 2006, p. 59).

Palavras-chave: Lingua inglesa - Estudo e ensino - Crianças; Rendimento escolar - Avaliação; Livros didáticos